Era uma vez... Uma história de adoção: contribuições para a construção de uma cultura adotiva na escola
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n1p120Palavras-chave:
Adoção, Escola, Literatura Infantil, Desenvolvimento infantil, Trabalho docenteResumo
O artigo versou sobre a relevância da literatura no desenvolvimento infantil e do uso de histórias literárias para conversar sobre adoção com as crianças na escola. Objetivou-se apresentar livros infantis que tratam sobre o tema e suas contribuições para a construção da cultura da adoção. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e da análise de obras literárias que falam sobre adoção. Os resultados destacam a literatura como mediadora na formação das crianças, capaz de apresentar, de forma simples e lúdica, a adoção. Esperamos que os livros analisados possam contribuir com o trabalho docente na construção da cultura adotiva.
Downloads
Referências
ARENA, Dagoberto Buim. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: MENIN, Ana Maria da C. S.; GIROTTO, Cyntia Graziella G. S.; ARENA, Dagoberto Buim; SOUZA, Renata Junqueira de (org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 13-44.
BATISTA, Cleide Vitor Mussini. Hora do conto: um espaço para brincar com as palavras. In: PASCHOAL, Jaqueline Delgado (org.). Trabalho pedagógico na educação infantil. Londrina: Humanidades, 2007. p. 105-120.
BATISTA, Cleide Vitor Mussini. Um gato chamado Peppo. Londrina: Zeroseuns, 2018. 28 p.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. 335 p.
BITTENCOURT, Sávio. Nino e a casa dos meninos invisíveis. Rio de Janeiro: SRB Estudos, 2014. 36 p.
CANDIDO, Antonio. Direitos humanos e literatura. In: FESTER, A. C. Ribeiro (org.). Direitos Humanos e.... São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 169-191.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 1991. 288 p.
COSTA, Yngrid Karolline Mendonça; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. Literatura infantil e formação de professores da infância. Educação em Análise, Londrina, v. 1, n. 2, p. 24-44, ago./dez. 2016. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/29133/21448. Acesso em: 27 abr. 2021.
CURTIS, Jamie Lee. Conta de novo: a história da noite em que eu nasci. Tradução de Clo Franklin. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2005. 32 p.
CUTBILL, Andy. A vaca que botou um ovo. Tradução de Lenice Bueno. São Paulo: Moderna, 2010. 32 p.
EITERER, Carmem Lucia. O menino que não nasceu da barriga da mãe. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011. 32 p.
FERNANDES, Maria Lúcia Outeiro. O texto literário na formação da criança. In: ANGOTTI, Maristela (org.). Educação Infantil: da condição de direito à condição de qualidade no atendimento. Campinas: Alínea, 2009. p. 89-104.
JACOBY, Sissa. Criança e Literatura: mais livros, mais livres. In: JACOBY, Sissa (org.). A criança e a produção cultural: do brinquedo à literatura. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003. p. 183-208.
JORGE, Linice da Silva. Roda de histórias: a criança e o prazer de ler, ouvir e contar histórias. In: DIAS, Marina Célia Moraes; NICOLAU, Marieta Lúcia Machado (org.). Oficinas de sonho e realidade na formação do educador da infância. Campinas: Papirus, 2003. p. 95-111.
KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. E por falar em literatura... In: KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva; CRAIDY, Maria (org.). Educação Infantil: pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 81-88.
LEITÃO, Míriam. Flávia e o bolo de chocolate. Rio de Janeiro: Rocco Pequenos Leitores, 2015. 36 p.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. 350 p.
MORENO, Gilmara Lupion; BATISTA, Cleide Vitor Mussini. Adoção, Educação Infantil e formação de professores: contextos, concepções e práticas. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: SIPD: CÁTEDRA UNESCO, 2017. p. 5343-5359.
MORENO, Gilmara Lupion. Histórias infantis e adoção: por uma cultura adotiva na escola. In: JORNADA DE DIDÁTICA, 4., 2017, Londrina. Anais [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017. p. 388-396.
PANTOJA, Ana Claudia Freitas. Adoção em foco: tendências emergentes na literatura infantil contemporânea. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, 7, 2020, Presidente Prudente. Anais [...]. Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista, 2020. p. 903-914.
PARR, Todd. Somos um do outro: um livro sobre adoção e famílias. São Paulo: Panda Books, 2009. 32 p.
PROGRAMA Transversais - Guilherme Lima. Por Dilma Tavares Luciano. [Recife]: UFPE, 2016. 1 vídeo (20 min52). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2aP5Don6Nt4. Acesso em: 26 abr. 2021.
RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia: Editora Gwaya, 2005.
SCHETTINI, Suzana. Atitude adotiva. [Entrevista cedida a] Instituo Geração Amanhã. Instituo Geração Amanhã, [S. l.], 12 jun. 2020. Disponível em: https://geracaoamanha.org.br/o-que-e-atitude-adotiva/. Acesso em: 09 fev. 2021.
VIEIRA, Joice Melo. Era uma vez... esta pode ser a sua história: a adoção em livros infantis. Cadernos Pagu, Campinas, v. 26, p. 59-85, jan./jun. 2006.
YAMASHITA, Tereza; BRÁS, Luiz. Ganhei uma menina. São Paulo: Scipione, 2012. 24 p.
ZILBERMAN, Regina. A criança, o livro e a escola. In: ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 6. ed. São Paulo: Global Editora, 1987. p. 11-32.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Análise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.














