Formação de formadores: paradigmas formativos e saberes profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n2p221

Palavras-chave:

Educação, Paradigmas da Formação, Formação de professores, Saberes Docentes

Resumo

Trata-se de uma investigação que tem como objeto de pesquisa os paradigmas da formação de professores e os saberes necessários ao processo formativo. Objetivamos mapear os paradigmas da formação de professores e os saberes constituintes da profissão docente. A pesquisa constitui-se em um estudo de caso que articula os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, entrevistas orais e temáticas, transcritas e textualizadas.  Privilegiou-se a abordagem quali-quantitativa na perspectiva histórico-cultural. Os sujeitos, investigados, foram os professores formadores atuantes em curso de licenciatura em História e em Pedagogia. O estudo evidenciou uma multiplicidade de paradigmas de formação de professores, como estes constituíram identidades profissionais e como os professores colaboradores se apresentaram frente a estes paradigmas. Os paradigmas demandam saberes específicos e estes vêm de fontes variadas, destacando-se os saberes da experiência profissional docente, bem como as interfaces e relações entre o processo de formação, os saberes, as práticas docentes. Podemos afirmar que os formadores investigados possuem características constitutivas da profissionalidade dos formadores de professores.

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Biografia do Autor

Liliane Campos Machado, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

MACHADO, Liliane Campos. Formação de formadores: paradigmas formativos e saberes profissionais. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 2, p. 221–239, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n2p221. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43370. Acesso em: 14 out. 2024.

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