Apresentação

Autores

Palavras-chave:

Sexualidade, Deficiência, Crip, Educação

Resumo

Para esse dossiê, contamos especialmente com trabalhos que explorem as possibilidades de articulação entre as vivências LGBTI+ e a experiência da deficiência na/da Educação e/ou Formação, propondo uma reflexão sobre os trânsitos teóricos e práticos que as teorias crip e outras de mesma abordagem permitem. Também serão aceitos trabalhos que reflitam sobre a normatização e hierarquização de todo tipo de corpo considerado dissidente, as chamadas corporalidades dissidentes em espaços socioeducativos.
Nesse sentido, apresentamos os textos que compõem este dossiê temático com que coadunam para o reforço da produção crip, sobretudo pensada por uma travesti-PcD-migrante, o que intensifica formas-registro, produção de arquivo e registro que evidenciem os aspectos deste nosso tempo. A produção desse dossiê contou inicialmente com apoio de grandes parceiros e ao longo da ascensão pandêmica do COVID19, éramos cada dia mais empurrados à superação de tantas perdas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Wagner York, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Referências

CLARE, Eli. "Stolen bodies, reclaimed bodies: Disability and queerness." Public Culture 13.3. p. 359-365, 2001.

DAVIS, Lennard J. Enforcing Normalcy: disability, deafness, and the body. London; New York: Verso, 1995.

GONÇALVES Jr, Sara Wagner Pimenta. Corpos transgressores: Politicas de resistências. Campinas-SP. Pontes. 2018.

JESUS, Danie Marcelo de; MELO, Glenda Cristina Valin de;TCHALIAN, Vicente;GONÇALVES Jr, Sara Wagner Pimenta. Corpos transgressores: Politicas de resistências. Campinas-SP. Pontes. 2018.

MELLO, Anahi G.; GAVÉRIO, Marco Antonio. Facts of cripness to the Brazilian: dialogues with Avatar, the film. Anuário Antropológico, v. 44, n.1, p. 43-65, 2019.

MELLO, Anahi Guedes de. Politizar a deficiência, aleijar o queer: algumas notas sobre a produção da hashtag #ÉCapacitismoQuando no Facebook. Em PRATA, N.;. PESSOA, S. C (Ed.). Desilgualdades, gêneros e comunicação. São Paulo: Intercom, 2019. p. 125–142.

RUBIN, Gayle. Políticas do Sexo. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

VERGUEIRO, Viviane. Sou travestis: estudando a cisgeneridade como uma possibilidade decolonial. Brasília: Padê Editorial, 2018.

Downloads

Publicado

05-08-2021

Como Citar

YORK, Sara Wagner. Apresentação. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 1, p. 3–8, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43367. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.