As identidades juvenis, a escola e os projetos de vida
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p213Palavras-chave:
Identidade, Juventude, EscolaResumo
A preocupação central desse ensaio volta-se para as diferentes identidades juvenis, para a condição juvenil de acesso escolar e para os limitantes e potencializadores escolares dos projetos de vidas dos jovens. Centra-se na afirmação de que os jovens possuem um significativo campo de autonomia para construir seus próprios acervos e identidades culturais. Foi constituído numa abordagem qualitativa, produzido por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, envolvendo autores como Carrano (2010), Carrano e Martins (2011), Alves e Dayrell (2015), Dayrell (1999) e Silva (2015) entre outros. Como repercussões, tendo em vista que os jovens, a depender do grupo ao qual façam parte e da forma com que queiram ser vistos e reconhecidos se mostram diante de diversas identidades culturais juvenis, construindo seus próprios repertórios de conhecimentos e valores. Os jovens demarcam territórios de sociabilidade e de práticas coletivas, o que acontece, inclusive, no interior das escolas. As escolas são instituições de referência para os jovens, seja no processo de orientação para realizar escolhas conscientes sobre suas trajetórias pessoais de vida, ou seja, como um espaço que possibilita a realização de seus sonhos e redução das suas condições de vulnerabilidade.
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