As identidades juvenis, a escola e os projetos de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p213

Palavras-chave:

Identidade, Juventude, Escola

Resumo

A preocupação central desse ensaio volta-se para as diferentes identidades juvenis, para a condição juvenil de acesso escolar e para os limitantes e potencializadores escolares dos projetos de vidas dos jovens. Centra-se na afirmação de que os jovens possuem um significativo campo de autonomia para construir seus próprios acervos e identidades culturais. Foi constituído numa abordagem qualitativa, produzido por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, envolvendo autores como Carrano (2010), Carrano e Martins (2011), Alves e Dayrell (2015), Dayrell (1999) e Silva (2015) entre outros. Como repercussões, tendo em vista que os jovens, a depender do grupo ao qual façam parte e da forma com que queiram ser vistos e reconhecidos se mostram diante de diversas identidades culturais juvenis, construindo seus próprios repertórios de conhecimentos e valores. Os jovens demarcam territórios de sociabilidade e de práticas coletivas, o que acontece, inclusive, no interior das escolas. As escolas são instituições de referência para os jovens, seja no processo de orientação para realizar escolhas conscientes sobre suas trajetórias pessoais de vida, ou seja, como um espaço que possibilita a realização de seus sonhos e redução das suas condições de vulnerabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Iorrane Costa Santana, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Mestranda em educação profissional e tecnológica pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Virgínia do Nascimento Barbosa da Rocha, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Mestranda em educação profissional e tecnológica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutora e Pós-Doutora em Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT IFSC). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

Referências

ABROMAVAY, Miriam et al. Gangues, galeras, chegados e rappers: juventude, violência e cidadania nas cidades da periferia de Brasília. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.

ALVES, Maria Zenaide; DAYRELL, Juarez. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 375-390, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/zdrYMY7tZzdtfw7sTkPRNTD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022015021851

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Plano Decenal de Educação para Todos, 1993. Brasília: MEC, 1993. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001523.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.

CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. O ensino médio na transição da juventude para a vida adulta: juventude e iniciação científica: políticas públicas para o ensino médio. Rio de Janeiro: EPSJV: UFPR, 2010.

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2002.

DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000300022&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022

DAYRELL, Juarez. Juventude, grupos de estilo e identidade. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 1, p. 25-39, 1999. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-46981999000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 13 abr. 2023.

DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 24, p. 40-52, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/ n24/n24a04.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300004

ENNE, Ana Lúcia. Juventude como espírito do tempo, faixa etária e estilo de vida: processos constitutivos de uma categoria-chave da modernidade. Revista Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 7 n. 20 p. 13-35 nov. 2010. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/203. Acesso em: 13 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v7i20.203

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, aprendizagem e saberes em processos participativos. Investigar em Educação II ª Série, [s. l.], n. 1, 2014. Disponível em: https://epale.ec.europa.eu/sites/default/files/gohn_2014.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.

LARANJEIRA. Denise Helena Pereira; IRIART, Mirela Figueiredo Santos; RODRIGUES, Milena Santos. Problematizando as Transições Juvenis na Saída do Ensino Médio. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 117-133, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/56124. Acesso em: 12 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623656124

LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Jr9sGWbKhNRCFwFBMzLg34v/?lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000400010

MARANDINO, Martha. Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal? Ciência e Educação., Bauru, v. 23, n. 4, p. 811-816, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cmjvH7v4mFZMsdjV5bWLJfM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170030001

MARTINS, Carlos Henrique dos Santos; CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 36, n. 1, p. 43-56, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2910. Acesso em: 13 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/198464442910

MORCELLINI, Mario. Passagio al futuro: formazione esociallizzazione tra vecchi e nuovi media. Milão: FrancoAngeli, 1997.

MOURA, Leila Silva de. Juventude e trabalho: o sentido do trabalho para o jovem aprendiz. RIOS, Paulo Afonso, v. 11, n. 14, 216-227, 2017. Disponível em: https://www.publicacoes.unirios.edu.br/index.php/revistarios/article/view/434. Acesso em: 13 abr. 2023.

PERALVA, Angelina. O jovem como modelo cultural. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 3, 1997. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE05_6/RBDE05_6_04_ANGELINA_PERALVA.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

SANTIAGO, Idalina Maria Freitas Lima; NASCIMENTO, Josilene Barbosa do; MOREIRA, Orlandil de Lima. Motivações e Autoavaliações da Participação Juvenil. In: SANTIAGO, Idalina Maria Freitas Lima; NASCIMENTO, Josilene Barbosa do; MOREIRA, Orlandil de Lima. Gênero, participação política e novas sociabilidades da juventude. São Paulo: Editora Filiada A. Abeu, 2016.

SCHUTZ, Alfred. Saggi sociologic. Torino: Utet,1979.

SILVA, Maciel Pereira da. Juventude(s) e a escola atual: tensões e conflitos no “encontro de culturas”. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 46-59, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28958. Acesso em: 12 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-v14n12015-art04

VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

ZALUAR, Alba. Gangues, galeras e quadrilhas: globalização, juventude e violência. In: VIANNA, Hermano (org.). Galeras cariocas, territórios de conflitos e encontros culturais. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

SANTANA, Camila Iorrane Costa; ROCHA, Virgínia do Nascimento Barbosa da; PASQUALLI, Roberta. As identidades juvenis, a escola e os projetos de vida. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 213–228, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p213. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43231. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.