Formação inicial de professores no ensino superior: estratégias didático-pedagógicas interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p336Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Estratégias didáticas, Formação inicial de professoresResumo
O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as estratégias didático-pedagógicas utilizadas na formação inicial de professores e identificar se essas estratégias apresentam uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa foi realizada em um curso de Pedagogia de um Instituto Superior de Ensino. Pelas características da pesquisa, optou-se por uma metodologia qualitativa, um estudo de caso etnográfico. Foram observadas as aulas de três componentes curriculares específicos e aplicados 38 questionários para os estudantes do último semestre do curso. Os dados obtidos indicam as estratégias que os estudantes preferem; a relação existente entre estratégia e aprendizagem; que os professores não utilizam, intencionalmente, estratégias didático-pedagógicas interdisciplinares, mas há evidências de que os futuros professores, espontaneamente, estabelecem relações não sistematizadas com os conhecimentos já desenvolvidos pela disciplina. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Estratégias didáticas. Formação de professores.Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (orgs.) Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC:UNIVILLE, 2009.
ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
ECHEVERRÍA, Javier. A escola contínua e o trabalho no espaço-tempo eletrônico. In: JARAUTA, Beatriz; IMBERNÓN, Francisco. (org.). Pensando no futuro da educação – uma nova escola para o século XXII. Porto Alegre: Penso, 2015.
FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2004.
FAZENDA, Ivani. (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2013.
LEITE, Alexandre César Cunha et al. Interdisciplinaridade, práticas curriculares e formação do docente interdisciplinar. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; FERREIRA, Nali Rosa Silva. (org.). Formação de docentes interdisciplinares. Curitiba: CVR, 2013.
LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani. (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LENOIR, Yves; HASNI, Abdelkrim. Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental e Médio: questões e perspectivas. Educação Criativa, v. 7, n. 16, 2016.
MANGAIN, Alain; DUFOUR, Barbara; FOUREZ, Gérard. Abordagens didácticas da interdisciplinaridade. Instituto Piaget. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2002.
PAVIANI, Jayme. Pedagogia Interdisciplinar. In: PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade – conceitos e distinções. Caxias do Sul, RS: Educs, 2014.
ROLDÃO, Maria do Céu. Estratégias de Ensino: o saber e o agir do professor. Portugal: Fundação Manuel Leão, V.N. Gaia, 2009.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Campinas: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
ZABALA, Antoni. A prática educativa – Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.