Frida Kahlo e uma educação inclusiva potencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n1p76

Palavras-chave:

Deficiência, LGBTQIA , Frida Kahlo, Educação, Artes Visuais

Resumo

O artigo visa teorizar sobre a narrativa da pessoa com deficiência como uma temática naturalizada no âmbito escolar como componente curricular na esfera social através das referências artísticas na obra da Frida Kahlo.Faz-se mister informar o conceito de deficiência que é sempre mencionado com eufemismos ou por entrelinhas pelos teóricos que investigam a obra da artista e sugerir o componente de sua orientação sexual LGBTQIA+ para reafirmar o corpo integral em sua obra escrita e imagética e reescrever uma narrativa real despida de afirmações patriarcais da sociedade.Inserir as potencialidades do corpo com deficiência na obra de Frida e desmistificar o fazer artístico e reavaliar as questões do seu trabalho com um viés feminista para um ensino de artes que considera a importância de corpos dissidentes na história da arte mundial e latina.Formar uma consciência dinâmica de corpos deficientes capazes, potentes e ocupantes de todos os espaços sociais e definidores destes espaços e de afetividades incluindo esta corporeidade nas histórias principais da comunidade acadêmica.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Sênos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduação em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Anna Marina Madureira de Pinho Barbará Pinheiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada do Departamento de Ciência Política do IFCS/UFRJ e do Programa de Mestrado em Políticas Públicas em direitos Humanos -PPDH do NEPP-DH/UFRJ.

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Publicado

05-08-2021

Como Citar

SANTOS, Ana Carolina Sênos; PINHEIRO, Anna Marina Madureira de Pinho Barbará. Frida Kahlo e uma educação inclusiva potencial. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 1, p. 76–104, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n1p76. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/42547. Acesso em: 17 dez. 2024.

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