O acaso, a incerteza e a difícil ruptura com o determinismo na matemática dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p57Palavras-chave:
Educação matemática, Matemática escolar, Ensino fundamental I, Noções de probabilidade e estatística, Incerteza.Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar resultados de estudo teórico sobre as justificativas, objetivos e finalidades da inclusão de noções de probabilidade e estatística nos currículos escolares desde os Anos Iniciais, escritas em proposições curriculares anteriores à Base Nacional Comum Curricular, recentemente aprovada. Parte do pressuposto de ser necessária, mas difícil a tarefa de implementar tais noções na matemática escolar, particularmente nos Anos Iniciais. Foi elaborado com base em textos oriundos da produção científica resultante da pesquisa em Educação Matemática, Psicologia da Educação Matemática e Educação Estatística que trata do ensino de noções de probabilidade e estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Literatura acessada no período entre 2010 a 2018 e disponível em bancos de teses e dissertações; no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática; em bibliotecas virtuais; sites de periódicos; revistas para o professor e textos consultados diretamente na internet. Os argumentos encontrados nos levaram a resultados que reforçam a relevância da probabilidade e estatística, desde o início da escolaridade, para a compreensão dos fenômenos da sociedade contemporânea. Também trazem à luz aspectos e dificuldades que estão na antessala do documento curricular vigente, no que se refere à proposição da unidade temática denominada Probabilidade e Estatística.Downloads
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