O acaso, a incerteza e a difícil ruptura com o determinismo na matemática dos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p57

Palavras-chave:

Educação matemática, Matemática escolar, Ensino fundamental I, Noções de probabilidade e estatística, Incerteza.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar resultados de estudo teórico sobre as justificativas, objetivos e finalidades da inclusão de noções de probabilidade e estatística nos currículos escolares desde os Anos Iniciais, escritas em proposições curriculares anteriores à Base Nacional Comum Curricular, recentemente aprovada. Parte do pressuposto de ser necessária, mas difícil a tarefa de implementar tais noções na matemática escolar, particularmente nos Anos Iniciais. Foi elaborado com base em textos oriundos da produção científica resultante da pesquisa em Educação Matemática, Psicologia da Educação Matemática e Educação Estatística que trata do ensino de noções de probabilidade e estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Literatura acessada no período entre 2010 a 2018 e disponível em bancos de teses e dissertações; no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática; em bibliotecas virtuais; sites de periódicos; revistas para o professor e textos consultados diretamente na internet. Os argumentos encontrados nos levaram a resultados que reforçam a relevância da probabilidade e estatística, desde o início da escolaridade, para a compreensão dos fenômenos da sociedade contemporânea. Também trazem à luz aspectos e dificuldades que estão na antessala do documento curricular vigente, no que se refere à proposição da unidade temática denominada Probabilidade e Estatística.

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Biografia do Autor

José Maria Soares Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor Associado da Universidade Federal do Pará.

Maria Tereza Carneiro Soares, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Associada da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

15-07-2020

Como Citar

RODRIGUES, José Maria Soares; SOARES, Maria Tereza Carneiro. O acaso, a incerteza e a difícil ruptura com o determinismo na matemática dos anos iniciais. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 1, p. 57–78, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n1p57. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/40613. Acesso em: 10 dez. 2024.

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