Projetos de formação e repercussões para a vida prática: um estudo com alunos egressos da EJA
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p143Palavras-chave:
Memória, Narrativas, Histórias de vida, Projetos.Resumo
Esta pesquisa tem o objetivo de reconhecer repercussões para a vida prática trazida por formação realizada no CEBJA do SESC em Londrina/PR, por grupo de doze egressos de EJA que lá estudaram entre os anos de 2004 a 2007. Utilizamos os pressupostos metodológicos de Christine Delory-Momberger (2008), que sugere procedimentos de coleta de dados em ‘ateliês biográficos de projeto’ em que, organizados em tríades expressam memórias e histórias de vida com narrativas no coletivo, sobre os processos de formação antes, durante e após o período escolar. A mesma visa à análise da formação e também da revisão dos projetos concretizados ou não em suas vidas. Josso (1999) e Pollak (1992), entre outros autores, vêm colaborar com a pesquisa bibliográfica, esclarecendo os percursos seguidos e as categorias elencadas. Também analisamos a EJA, as metodologias e impactos da formação na vida prática dos egressos. Os resultados da pesquisa foram articulados às temáticas trabalhadas, contemplando deslocamentos temporais que puderam demonstrar algumas repercussões na vida destes sujeitos. Nas considerações finais, retomamos a análise dos objetivos da pesquisa e concluímos referendando a proposição metodológica como mais um instrumento de eficácia formativa nos espaços em que a pesquisa científica se faz necessária.Downloads
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