A evasão escolar numa universidade pública, no interior do Paraná - estudo de caso

Autores

  • Simone Soares Nairne Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa - Portugal https://orcid.org/0000-0003-1499-8871
  • Isabel Rodrigues Sanches Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n2p207

Palavras-chave:

Educação, Evasão Escolar, Ensino Superior, Brasil.

Resumo

A evasão escolar é um problema educacional, pois é considerada como a perda de aluno. Essa perda gera graves consequências nas esferas sociais, econômicas e acadêmicas, causando sérios transtornos ao desenvolvimento do sujeito e, de maneira mais ampla, ao desenvolvimento da sociedade. O presente trabalho busca responder à questão que tem gerado angústias e inquietações nos profissionais envolvidos: por que os alunos abandonam os seus cursos? É uma pesquisa descritiva e analítica cujo desenvolvimento se deu a partir da análise de documentos e de inquérito por questionário aos alunos evadidos. Os dados obtidos com a pesquisa revelam que a causa “Reprovações Constantes” foi apontada por 41.5% dos alunos respondentes ao questionário como determinante para a evasão. Os elementos evidenciados aqui indicam para a necessidade dos gestores criarem um sistema identificador do problema, que seja competitivo no intuito de manter estes alunos na Instituição, tendo em vista que grande parte dos evadidos continua a estudar em outras Instituições e os que estão fora do sistema, pretendem retomar os estudos.

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Biografia do Autor

Simone Soares Nairne, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa - Portugal

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Isabel Rodrigues Sanches, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Doutorada em Ciências da Educação (Société, Handicap et Inclusion), pela Universidade Lumière, Lyon 2 (França); Professora Associada, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. 

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Publicado

21-12-2019

Como Citar

NAIRNE, S. S.; SANCHES, I. R. A evasão escolar numa universidade pública, no interior do Paraná - estudo de caso. Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 2, p. 207–228, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2019v4n2p207. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/36628. Acesso em: 12 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos