Literatura infantil e alfabetização: uma experiência para ler e escrever

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n1p121

Palavras-chave:

Educação, Literatura Infantil, Alfabetização, Letramento

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que procurou investigar e compreender as contribuições da literatura infantil no processo de aquisição da leitura e da escrita dos anos iniciais.Nesse sentido, relatamos a experiência decorrente de uma pesquisa qualitativa, “estudo de caso”, realizada com uma turma de 1º ano, em uma escola do município de Itapororoca, Paraíba. Inicialmente discutimos questões teóricas que versam sobre literatura infantil (REGO, 1995), alfabetização (FERREIRO; TEBEROSKI, 2011) e letramento literário (PAULINO; COSSON, 2009) e, posteriormente, descrevemos e mostramos os dados da análise resultantes da aplicação de um projeto de leitura desenvolvido durante seis meses na referida escola. Os resultados mostraram que as crianças chegam ao 1º ano com muitas dificuldades de compreensão e de domínio das habilidades de leitura e escrita, assim como demonstram pouco contato com a literatura infantil. Contudo, a experiência realizada no estudo de caso evidenciou que a literatura infantil propicia ao pequeno leitor a participação e interação mais próxima à sua vida através da representação do mundo, estabelecendo elos entre o real e o imaginário, bem como aguça a fruição e a imaginação, sendo ideal para formação e constituição de um leitor fluente, crítico e reflexivo, contribuindo de forma única na aquisição da leitura e da escrita.

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Biografia do Autor

Daniela Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba (UFPb)

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e dos Cursos de Graduação em Letras (presencial e a distância) da UFPB

Rosa Suzana Alves de Brito, Universidade Federal da Paraíba (UFPb)

Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Professora - Colégio Sigma e vice-diretora da rede estadual de ensino da Paraíba.

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Publicado

03-01-2018

Como Citar

SEGABINAZI, Daniela; BRITO, Rosa Suzana Alves de. Literatura infantil e alfabetização: uma experiência para ler e escrever. Educação em Análise, Londrina, v. 2, n. 1, p. 121–146, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2017v2n1p121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/30118. Acesso em: 3 dez. 2024.

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