Literatura infantil e alfabetização: uma experiência para ler e escrever
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n1p121Palavras-chave:
Educação, Literatura Infantil, Alfabetização, LetramentoResumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que procurou investigar e compreender as contribuições da literatura infantil no processo de aquisição da leitura e da escrita dos anos iniciais.Nesse sentido, relatamos a experiência decorrente de uma pesquisa qualitativa, “estudo de caso”, realizada com uma turma de 1º ano, em uma escola do município de Itapororoca, Paraíba. Inicialmente discutimos questões teóricas que versam sobre literatura infantil (REGO, 1995), alfabetização (FERREIRO; TEBEROSKI, 2011) e letramento literário (PAULINO; COSSON, 2009) e, posteriormente, descrevemos e mostramos os dados da análise resultantes da aplicação de um projeto de leitura desenvolvido durante seis meses na referida escola. Os resultados mostraram que as crianças chegam ao 1º ano com muitas dificuldades de compreensão e de domínio das habilidades de leitura e escrita, assim como demonstram pouco contato com a literatura infantil. Contudo, a experiência realizada no estudo de caso evidenciou que a literatura infantil propicia ao pequeno leitor a participação e interação mais próxima à sua vida através da representação do mundo, estabelecendo elos entre o real e o imaginário, bem como aguça a fruição e a imaginação, sendo ideal para formação e constituição de um leitor fluente, crítico e reflexivo, contribuindo de forma única na aquisição da leitura e da escrita.Downloads
Referências
ALMEIDA, Fernanda Lopes. A margarida friorenta. Il. Lila Figueiredo. São Paulo: Ática, 2006.
BARBOSA. Maria Carmem. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BIBIAN, Simone. O cachorro, o menino. Il. Mariana Massarani. São Paulo: Manati, 2006.
BORTONI, Stella Maris. Métodos de Alfabetização e consciência fonológica: o tratamento de regras de variação e mudança.
SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 201-220, 1º sem. 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Pró-letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/. Acesso em: 12 mar.2016.
BRITO, Rosa Suzana Alves de. Literatura infantil no processo de aquisição da leitura e da escrita. 2013. 143 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape (PB), 2013. Disponível em: http://www.ufpb.br/geef/contents/documentos/tcc-literatura-infantil-noprocesso-de-aquisicao-da-leitura-e-da-escrita-1.pdf. Acesso em: 10 jul. 2017.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1992.
CORREIA, Almir. Trava-língua Quebra-queixo Rema-rema remelexo. Il. Cláudia Ramos. São Paulo: Cortez, 2010.
CURTO. Luís Maruny; MORILLO. Maribel M.; TEIXIDÓ. Manuel M. Escrever e ler: Materiais e recursos para a sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKI, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 2011.
FURNARI, Eva. A bruxinha atrapalhada. São Paulo: Global, 1982.
GROSSI, E. P. Alfabetização em classes populares: didática do nível pré-silábico. São Paulo: SE/CENP, 1985.
JUNQUEIRA, Sônia. O peru de peruca. Il. Alcy. São Paulo: Ática, 2004.
KING-FARLOW, Emma. A barba do tio Alonso. Il. Anna L. Cantone. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2008.
LAGARTA, Marta. Inventa, desventa. Il. Guto Lins. São Paulo: FTD, 2009.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Editora Ática, 2008.
LOIS, Lena. Teoria e prática da formação do leitor: Leitura e literatura na sala de aula. Porto alegre: Artmed, 2010.
MACHADO, Angelo. Que bicho será que botou o ovo? Il. Roger Melo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento Literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. M. K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.
PERUZZO, Adriana. A importância da literatura infantil na formação de leitores. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, v. 15, n. 5, p. 95-104, 2011.Disponível em: http://www.filologia.org.br/xv_cnlf/tomo_1/08.pdf. Acesso em: 4 abr. 2016.
REGO, Lúcia Lins Browne. Literatura Infantil: Uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. 2. ed. São Paulo: FTD, 1995.
SANTAMARIA; Viviane L.; LEITÃO, Patrícia B; ASSENCIO-FERREIRA, Vicente José. A consciência fonológica no processo de Alfabetização. Revista CEFAC, São Paulo, v.6, n.3, p.237-41, 2004.
SISTO, Celso. Chá das dez. Il. Duke. Belo Horizonte: Aletria, 2010. SOARES, Magda. Alfabetização e Literatura. Revista educação: Guia da alfabetização. São Paulo: ed. Segmento, n.2, 2010.
VIEIRA, Raquel P. F. O processo de aquisição da escrita pela criança na escola. In: EDIPE – ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 4., 2011, Goiânia. Disponível em: http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/ lingua_portuguesa/co/335-731-1SM.pdf. Acesso em: 14 set. 2016.
XAVIER, Marcelo. Construindo um sonho. Belo Horizonte: RHJ, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.