Letramento digital e tutoria no ambiente da educação a distância: um estudo à guisa de estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n2p258Palavras-chave:
Professor tutor –EAD, Competência didática, Letramento tecnológicoResumo
Este artigo tem por objetivo abordar as relações ente o tutor virtual e suas competências em programas de educação a distância, considerando seu domínio no campo do letramento e do letramento digital, com lastro nos estudos publicados na ANPED. À guisa de estado da arte, realizou-se o levantamento das publicações do período entre 2009 e 2013, circunscritas aos seguintes grupos de trabalho: GT08 Formação de Professores ; GT09 Trabalho e Educação; GT10 Alfabetização, Leitura e Escrita; GT11 Política de Educação Superior e GT16 Educação e Comunicação. Os resultados mostram a predominância de pesquisas qualitativas, que reconhecem, na sua maioria, a relevância da atuação do tutor em EAD, sobretudo quanto a sua função mediadora. Mostram ainda que, a despeito da recorrente preocupação com as competências do tutor para o trânsito no ambiente virtual, as referências a competências relacionadas ao letramento digital são relegadas a segundo plano em favor de outras preocupações: implicações das TIC para o trabalho docente; tutoria e precarização do trabalho; (sub)utilização das TIC no ensino-aprendizagem etc. Os resultadosevidenciam, por fim, a necessidade de mais pesquisas envolvendo o letramento digital do tutor, tendo em vista inclusive suas implicações políticas para a formação e para o trabalho docente em EAD.Downloads
Referências
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
DIONISIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir Mário et al. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 137‐152.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIORDAN, Marcelo. Uma perspectiva sociocultural para os estudos sobre elaboração de significados em situações de uso do computador na Educação em Ciências. 2006. 315 f. Tese (Livre Docência) ‐ Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
KLEIMAN, Ângela B. Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, Ângela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Barão Geraldo: Cefiel/IEL/ Unicamp, 2010. (Coleção Linguagem e Letramento em Foco: linguagem nas séries iniciais).
KLEIMAN, Ângela B. Projetos de letramento na educação infantil. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.
MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EAD: educação a distância hoje. São Paulo: Pearson, 2007.
MARCUSCHI, L. A. et al. Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais eventos comunicativos. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Investigando a relação oral/escrita e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001. (Coleção Ideias sobre Linguagem).
MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na educação a distância. In: MILL, D.; OLIVEIRA, M. R. G.; RIBEIRO, L. R. C. (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EDUFSCar, 2010. p. 23‐40.
MINAYO, Maria Cecília de S. (Org.). Pesquisa social. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
ROJO, Roxane H. R. Letramento escolar, oralidade e escrita em sala de aula. Diferentes modalidades ou gêneros do discurso in letramento e oralidade no contexto das práticas sociais eventos comunicativos. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Investigando a relação oral/escrita e as teorias do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001. (Coleção Ideias sobre Linguagem).
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143‐160, dez. 2002. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2017.
STREET, B. V. Letramento sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: University Cambridge, 1984.
STREET, B. V. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. Harow: Pearson, 1995.
XAVIER, Antônio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdf. Acesso em: 16 abr. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.