Indisciplina ou violência? As marcas na escola

Autores

  • Maria de Fátima Marques Universidade Estadual de Maringá (UEL)
  • Carlos Alberto Mororó Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p163

Palavras-chave:

Indisciplina escolar, Violência na escola, Escola pública

Resumo

Pesquisa realizada em três escolas estaduais de Apucarana e três escolas de Arapongas com o objetivo de identificar e apresentar a natureza das condutas  registradas nos livros de ocorrências que permeia o cotidiano escolar. Nos dados coletados observa-se indisciplina generalizada composta por transgressões e incivilidades. Esses comportamentos, repetidos cotidianamente e aliados a um número inferior de condutas delituosas compõe o cenário de violência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Marques, Universidade Estadual de Maringá (UEL)

Mestre em Políticas Públicas pelo Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UEM.

 

Carlos Alberto Mororó Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM.  In memorian

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violências nas escolas: revisitando a literatura. In: ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. (Coord.). Violências nas escolas. Brasília: UNESCO, 2002. p. 67-94.

ADORNO, Sérgio. O monopólio estatal da violência na sociedade brasileira contemporânea. In: MICELI, Sérgio (Org.). O que ler na ciência social brasileira. São Paulo: Sumaré, 2002. v. 4, p. 267-307.

AQUINO, Julio Groppa. A violência escolar e a crise de autoridade docente. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 47, p. 7-19, dez. 1998.

ARROYO, Miguel Gonzales. Quando a violência infanto-juvenil indaga a pedagogia. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 787-807, out. 2007.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 38-64.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 13. ed. São Paulo: RT, 2011.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras Providências. Disponível em:. Acesso em: 11 out. 2011.

CASTRO, Rebeca de. Incivilidades: a violência invisível na escola. Polêmica, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 105-113, abr./jun. 2010.

CHARLOT, Bernard. A violência nas escolas: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, v. 4, n. 8, p. 432-443, jul./dez. 2002.

CHESNAIS, Jean Claude. A vingança do terceiro mundo. Tradução de A. Bastos. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989.

DEBARBIEUX, Eric. Violência nas escolas: divergências sobre palavras e um desafio político. In: DEBARBIEUX, Eric; BLAYA, Catherine (Org.). Violência nas escolas e políticas públicas. Brasília: UNESCO, 2002. p. 59-87.

FUKUI, Lia. Segurança nas escolas. In: ZALUAR, Alba (Org.). Violência e educação. São Paulo: Cortez, 1992. p. 103-124.

LATERMAN, Ilana. Violência e incivilidade na escola. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2000.

LOPES, Claudivan Sanches; GASPARIN, João Luiz. Violência e conflitos na escola: desafios à prática docente. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences, Maringá, v. 25, n. 2, p. 295-304, 2003.

MARRA, Célia Auxiliadora dos Santos. Violência escolar: a percepção dos atores escolares e a repercussão no cotidiano da escola. São Paulo: Annablume, 2007.

MIRABETE, Julio Fabbrini; FABBRINI, Renato. Manual de direito penal: parte geral. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2007. v. 1.

MIYAHARA, Rosemary Peres. Violência nas escolas. In: FERRARI, Dalka C. A.; VECINA, Tereza C. C. (Org.). O fim do silêncio na violência familiar: teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Ágora, 2002. p. 107-113.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RODRIGUES, Ana Lucia. Maringá metropolitana: uma arena de desigualdades regionais. In: DOURADO, Simone da Costa; PRAXEDES, Walter Lúcio de Alencar (Org.). Teorias e pesquisas em ciências sociais. Maringá: EDUEM, 2010. p. 133- 151.

SARAVÍ, Gonzalo. Segregação urbana, sociabilidade e escola na Cidade do México: a coexistência de mundos isolados. In: RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; KAZTMAN, Ruben (Org.). A cidade contra a escola: segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. Tradução de Jacob J. Pierce e João Vicente Ganzarolli de Oliveira. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2008. p. 180-222.

SCHILLING, Flávia. Indisciplina, violência e o desafio dos direitos humanos nas escolas. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Enfrentamento à violência na escola. Curitiba, 2010. p. 13-17. (Cadernos Temáticos dos Desafios Educacionais Contemporâneos, v. 8).

SILVA, Nelson Pedro. Ética, indisciplina e violência nas escolas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

SPOSITO, Marília Pontes. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 87-103, jan./jun. 2001.

VISCARDI, Nilia. Violência no espaço escolar: práticas e representações. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

Downloads

Publicado

24-02-2016

Como Citar

MARQUES, Maria de Fátima; SILVA, Carlos Alberto Mororó. Indisciplina ou violência? As marcas na escola. Educação em Análise, Londrina, v. 1, n. 1, p. 163–187, 2016. DOI: 10.5433/1984-7939.2016v1n1p163. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/20560. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.