Indisciplina ou violência? As marcas na escola

Autores

  • Maria de Fátima Marques Universidade Estadual de Maringá (UEL)
  • Carlos Alberto Mororó Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p163

Palavras-chave:

Indisciplina escolar, Violência na escola, Escola pública

Resumo

Pesquisa realizada em três escolas estaduais de Apucarana e três escolas de Arapongas com o objetivo de identificar e apresentar a natureza das condutas  registradas nos livros de ocorrências que permeia o cotidiano escolar. Nos dados coletados observa-se indisciplina generalizada composta por transgressões e incivilidades. Esses comportamentos, repetidos cotidianamente e aliados a um número inferior de condutas delituosas compõe o cenário de violência escolar.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Marques, Universidade Estadual de Maringá (UEL)

Mestre em Políticas Públicas pelo Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UEM.

 

Carlos Alberto Mororó Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM.  In memorian

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Publicado

24-02-2016

Como Citar

MARQUES, M. de F.; SILVA, C. A. M. Indisciplina ou violência? As marcas na escola. Educação em Análise, Londrina, v. 1, n. 1, p. 163–187, 2016. DOI: 10.5433/1984-7939.2016v1n1p163. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/20560. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos