Narrar histórias não é brincadeira
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p3Palavras-chave:
Leitura, Educação do leitor, Iniciação literáriaResumo
Este trabalho aborda as narrativas de histórias no âmbito escolar. Para tanto, buscou-se subsídios em áreas como Letras, Educação e Biblioteconomia, mas também em fontes pessoais de duas contadoras de histórias (uma pedagoga e uma bibliotecária). Apesar de uma abordagem memorialista com uma linguagem muitas vezes em um compasso oral, as autoras compartilham informações e pesquisas que podem levar, tanto pedagogos, quanto bibliotecários a refletir a respeito da importância das narrativas de histórias na escola. Destaca-se os elementos: voz, corpo, presença e texto literário que interferem no ato contar histórias para diversificados públicos e em diversas faixas etárias. O procedimento metodológico utilizado foi o método bibliográfico. Como conclusão apontou-se que ainda é pequeno o número de pesquisas a respeito das narrativas de histórias nos cursos de Biblioteconomia e Pedagogia e isso pode interferir na prática deste ato pelos professores e bibliotecários. Há uma deficiência no currículo das referidas graduações, portanto a necessidade de atualização desses profissionais é constante. Outro aspecto importante a se destacar é que os narradores orais precisam gostar de obras literárias para influenciar os seus leitores.
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