v. 11 n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018

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Publicado: 30-01-2019

Expediente

Editorial

  • Populismo, mídia educacional e escolas em tempos de crise

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p493
    Christoph Kohl
    493-504
  • Ser Professor de História em tempos difíceis: início de um processo formativo

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p505
    Marilia Gago
    505-515

Dossiê

  • História, livro didático e formação docente: produção, limites e possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p516
    Erinaldo Vicente Cavalcanti
    516-532
  • História difícil e etnocentrismo: o ensino de história e o genocídio de Ruanda na web

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p533
    Danilo Ferreira da Fonseca, Geyso Dongley Germinari
    533-552
  • O passado e a história difícil para o ensino e aprendizagem da história

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p553
    Rita de Cassia Gonçalves
    553-572
  • Charlie Hebdo: Consciência histórica sobre intolerância religiosa de estudantes de Goiânia

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p573
    Maria da Conceição Silva, Enelice Milhomem Jacobina Teixeira
    573-592
  • Estudos sociais para crianças numa democracia: prescrições didáticas para o ensino de história sob o prisma norte-americano

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p593
    Elisiane da Silva Soares, Eliana Rela
    593-612
  • Professores pesquisadores e o desafio de trabalhar com a História difícil: uma experiência de estágio supervisionado

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p613
    Adriane de Quadros Sobanski, Camila Quadros
    613-634
  • A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da História

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p635
    Tiago Cardoso, Glória Santos Solé
    635-660

Artigos

  • A participação e a influência de Jânio Quadros na política paranaense (1958-1961)

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p661
    Alessandro Batistella
    661-686
  • Federalização da Universidade do Paraná: a voz dissonante de Plínio Tourinho

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p687
    Névio de Campos, Eliezer Felix de Souza
    687-708
  • Rudolf Brazda e o Parágrafo 175: A luta de um prisioneiro homossexual nos campos de concentração

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p709
    Luana Pagano Peres Molina, Lucas de Melo Andrade, Pedro Arthur Passos da Silva
    709-726
  • Um agente do Império brasileiro em Londres: William Henry Clark e o fim da política da escravidão saquarema

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p727
    Henrique Antonio Ré
    727-748
  • "Arribadas maliciosas": redes comerciais no comércio de contrabando no porto de Buenos Aires, inícios do séc. XVII

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p749
    Fernando Victor Aguiar Ribeiro
    749-772
  • A palavra dos repressores e o problema da verdade na Argentina: reflexões a partir das falas de Eduardo “Tucu” Costanzo

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p773
    Valentina Isolda Salvi
    773-794

Primeiros Passos

  • O retorno dos ancestrais: Bon Odori e ritos mortuários no Templo Budista Honpa Honganji em Londrina

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p795
    Leonardo Henrique Luiz, Richard Gonçalves André
    795-820
  • A aproximação e a instalação dos aparatos de Controle do Poder Judiciário em Campo Mourão-PR

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p821
    Leandro Moreira da Luz, Bruno Flávio Lontra Fagundes
    821-848

Resenhas

  • Por uma nova leitura de Michelet no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p849
    Renato Fagundes Pereira
    849-851