A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da História
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p635Palavras-chave:
Histórias em quadradinhos, Recurso pedagógico, Educação histórica, MultiperspetividadeResumo
Neste trabalho apresentamos um estudo desenvolvido com alunos do 4.º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola urbana do Norte de Portugal, em que se procurou que os alunos desenvolvessem aprendizagens significativas em História, numa perspetiva construtivista, através do modelo de aula-oficina, com recurso à exploração de Bandas Desenhadas Históricas (BDs) com perspetivas diferentes, relacionadas com a temática da “Expansão Marítima Portuguesa- a chegada ao Brasil”. A partir deste modelo pedagógica, pretendeu-se dar resposta às questões de investigação: “Que conhecimento histórico os alunos extraem de uma Banda Desenhada?” e “Que conhecimento histórico os alunos aplicam na construção de uma Banda Desenhada?”. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos concluir que a utilização de Banda Desenhada Histórica contribuiu para o desenvolvimento da compreensão histórica nos alunos e promoveu o desenvolvimento de várias competências específicas em História, como a leitura e interpretação de fontes diversas e com mensagens divergentes, bem como competências transversais, ao nível da comunicação (área do Português e das Expressões)Downloads
Referências
BARCA, Isabel; GAGO, Marília. Usos da narrativa em História. In: ENCONTRO SOBRE NARRATIVAS HISTÓRICAS E FICCIONAIS, 1., 2004, Braga. Anais [...]. Braga: Universidade do Minho, 2004. p. 29-40.
BONIFÁCIO, Selma. Histórias e(m) quadradinhos: análise sobre a História ensinada na arte sequencial. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
CHAPMAN, Artur. Interpretações históricas. In: CHAPMAN, Artur. Desenvolvendo o pensamento histórico. Curitiba: W. A. Editores, 2018. p. 109-127.
CORBIN, Juliet; STRAUSS, Anselm. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory. Thousand Oaks: Sage, 2008.
COUTINHO, Clara et al. Investigação-acção: metodologia preferencial nas práticas educativas. Revista Psicologia, Educação e Cultura, Vila Nova de Gaia, v. 13, n. 2, p. 355-379, 2009.
ERICKSON, Frederick. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, Merlin Carl (ed.). Handbook of research on teaching. 3rd ed. New York: MacMillan, 1986. p. 119-161.
FERTUZINHOS, Carlos. A aprendizagem da História no 1º ciclo do ensino básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada: um estudo com os alunos do 4º ano de escolaridade. 2004. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica de História e Ciências Socias) - Universidade do Minho, Braga, 2004.
FOSNOT, Catherine. Construtivismo e educação: teoria, perspectivas e práticas. Lisboa: Piaget Editora, 1996.
FRONZA, Marcelo. A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
FRONZA, Marcelo. O significado das histórias aos quadradinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
GAGO, Marília. Concepções dos alunos acerca da variância da narrativa histórica: um estudo com alunos em anos iniciais do 2º e 3º ciclos do ensino básico. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Minho, Braga, 2001.
GONÇALVES, Armanda. A leitura e interpretação da banda desenhada histórica e os desenhos na expressão dos conhecimentos geográficos. Relatório de Estágio. Braga: Universidade do Minho, 2013.
LAMEIRAS, João; BOLÉO, João; SANTOS, João. Uma revolução desenhada: o 25 de abril e a BD. Santa Maria da Feira: Edições Afrontamentos, 1999.
LEE, Peter. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: JORNADAS INTERNACIONAIS EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 1., 2001, Braga. Anais [...]. Braga: Universidade do Minho, 2001. p. 13-23.
MOTA, Ana. A banda desenhada como representação gráfica-verbal na aprendizagem de História e Geografia. Relatório de Estágio. Braga: Universidade do Minho, 2012.
OLIVEIRA, Cláudia Cavalcante Cedraz Caribé de; SOUZA, José Antônio Correia de. Arte am quadrinhos: a perspectiva do ensino de histórias em quadrinhos na aula de arte. 2013. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2013.
PEREIRA, Mariana. A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua. Relatório de Estágio. Braga: Universidade do Minho, 2013.
REGO, João. Çufo ou A Aventura de um Nome. In: ENCONTRO SOBRE NARRATIVAS HISTÓRICAS E FICCIONAIS, 1., 2004, Braga. Anais [...]. Braga: Universidade do Minho, 2004. p. 41-57.
REIS, António do Carmo; GARCÊS, José. A grande aventura: por mares nunca dantes navegados. Porto: Edições ASA, 1992.
SANTOS, Roberto; VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. Eccos, São Paulo, v. 27, p. 81-95, 2012.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; MARTINS, Estevão (org.). Jorn Rüsen: contribuições para uma teoria da didática da História. Curitiba: W. A. Editores, 2016.
SIMÕES, Henrique; GONZAGA, Reinaldo. O achamento do Brasil: a carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel. Ilhéus: Editus, 2000.
SOLÉ, Glória. A banda desenhada histórica como recurso didático-pedagógico para a construção de conhecimento histórico dos alunos no 1º CEB. In: AZEVEDO, Fernando; BALÇA, Ângela; SILVA, Sara (coord.). Globalização na literatura infantil: vozes, rostos e imagens. Raleigh: Lulu Entreprises, 2011. p. 357-390.
SOLÉ, Glória. A História no 1º ciclo do ensino básico: a concepção do tempo e compreensão histórica das crianças e os contextos para o seu desenvolvimento. 2009. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho, Braga, 2009.
SOLÉ, Glória. A primeira república na literatura infanto-juvenil: a ficção histórica na construção do pensamento histórico. In: ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM LEITURA, LITERATURA INFANTIL E ILUSTRAÇÃO, 9., 2013, Braga. Anais [...]. Braga: Universidade do Minho, 2013. p. 364-388.
VERGUEIRO, Waldomiro; PIGOZZI, Douglas. Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 43-63, 2013. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69247/71708. Acesso em: 15 jan. 2015.
ZINK, Rui. Banda desenhada portuguesa contemporânea. 1997. Tese (Doutorado em Estudos Portugueses) - Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 1997.
ZINK, Rui. Literatura gráfica? Banda desenhada portuguesa contemporânea. Oeiras: Celta Editora, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/