As pessoas tentam, mas a história difícil não é facilmente descartada: o lugar dos temas controversos no ensino de história
Palavras-chave:
Ensino de HistóriaResumo
Apresentação do dossieTEMAS SOCIAIS CONTROVERSOS E APRENDIZAGEM HISTÓRICA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, organizado por : Maria Auxiliadora Schmidt Universidade Federal do Paraná - UFPR, Marlene Cainelli-Universidade Estadual de Londrina-UEL e Pedro Miralles - Universidade de Murcia-Espanha
Downloads
Referências
DOCENTES da USP rejeitam limitações de proposta da CENP para História. Folha de São Paulo, São Paulo, p. A18, 6 ago. 1987.
EPSTEIN, Terrie; PECK, Carla. Research on teaching and learning difficult histories: global concepts and contexts. New York: Hunter College: City University of New York, 2015. (Caderno de Resumos).
GAZETA MERCANTIL. São Paulo, p. 4, 5 nov. 1997.
HISTÓRIA será reduzida a "dominação e resistência". Folha de São Paulo, São Paulo, p. A9, 29 jul. 1987.
MATTOZZI, Ivo. A história ensinada: educação cívica, educação social ou formação cognitiva? O Estudo da História, Lisboa, n. 3, p. 21-50, 1998.
MATTOZZI, Ivo. Enseñar a escribir sobre la historia. Enseñanza de las Ciencias Sociales: Revista de Investigación, Barcelona, n. 3, p. 39-48, marzo 2004.
MOTA, Carlos Guilherme. Entrevista ao Jornal Folha de São Paulo. Folha de São Paulo, São Paulo, p. A17, 30 jul. 1987.
ROMERO, Luis Alberto. Passados de uma ilusão. Entrevista ao Jornal Folha de São Paulo. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 17, 9 nov. 2004. (Suplemento Mais).
RÜSEN, Jörn. A função da Didática da História. Mimeo: Anotações de aulas na UFPR. Curitiba: LAPEDUH/UFPR, 2013.
RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W. A. Editores, 2012.
RÜSEN, Jörn. Humanismo e didática da História. Curitiba: W. A. Editores, 2015.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Os sentidos conferidos ao agir e os desafios para a aprendizagem e formação da consciência histórica de jovens alunos. Revista Documento/Monumento, Cuiabá, v. 9, n. 1, p. 197-206, out. 2013.
SCHWARCZ, Lilia Katri Moritz; STARLING, Heloisa Maria Murgel. As sete maiores vergonhas do Brasil. Revista TRIP, São Paulo, 2 jun. 2015. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/trip/as-sete-maiores-vergonhas-do-brasil-por-lilia-schwarcz-eheloisa-starling. Acesso em: 10 jul. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/