Charlie Hebdo: Consciência histórica sobre intolerância religiosa de estudantes de Goiânia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p573

Palavras-chave:

Semanário Charlie Hebdo, Intolerância religiosa, Consciência histórica, Educação histórica, História

Resumo

A presente pesquisa analisa o sentido da intolerância religiosa a partir de estudos sobre o atentado ao Semanário Charlie Hebdo, ocorrido em janeiro de 2015, na cidade de Paris. As fontes investigadas foram as narrativas de estudantes de uma Escola da Secretaria Municipal de Educação em Goiânia, coletadas entre 2015 e 2017, por meio de instrumental de investigação, que teve como objetivo indagar a postura, contrária e favorável, dos estudantes aos terroristas ou aos cartunistas. O aporte teórico desenvolvido pela educação histórica possibilitou fazer intervenções para o aprofundamento de estudos sobre intolerância. Após as intervenções, aplicamos o instrumental de investigação pela segunda vez, a fim de verificarmos se houve alterações nas aprendizagens. Identificamos pouco avanço em relação à postura dos estudantes sobre a liberdade de expressão de religiosos e não religiosos. Fizemos uma terceira intervenção, com questões relacionadas ao motivo das charges serem ofensivas à religião Islâmica e a explicação sobre o que é intolerância religiosa na atualidade. Percebemos nessas narrativas a existência de alterações; alguns estudantes demonstraram mudança na consciência histórica para uma orientação crítica e genética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Professora da Universidade Federal de Goiás.

Enelice Milhomem Jacobina Teixeira, Rede Municipal de Educação de Goiânia

Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás. Professora de História da Rede Municipal de Educação em Goiânia.

Referências

BARCA, Isabel. Aula oficina: do projeto à avaliação. In: JORNADA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 4., 2004, Braga. Anais [...]. Braga: Universidade do Minho, 2004. p. 131-144.

CARDOSO, Oldimar. Leituras da história. 7º ano. São Paulo: Escala Educacional, 2012.

GOIÂNIA. Prefeitura Municipal de Goiânia. Secretaria Municipal de Educação. Proposta político-pedagógica para a educação fundamental da infância e da adolescência. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 1, p. 177-208, jan./jun. 2012. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/18878/11248. Acesso em: 25 abr. 2017.

LUCENA, Liliane de. Os atentados ao Charlie Hebdo e seus desdobramentos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015. Disponível em: http://www.academia.edu/28629695/Os_Atentados_ao_Charlie_Hebdo_e_Seus_Desdobramentos_On_e_Off-Line. Acesso em: 14 out. 2017.

MELO, Thiago Ramos. Enfrentamentos e tensões: uma análise de discursos de charges sobre o atentado ao Charlie Hebdo. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpi.br/xmlui/handle/123456789/342. Acesso em: 12 maio 2018.

PESCHANSKI, João Alexandre. Atentado contra a extrema-esquerda na França. In: BOITEMPO EDITORIAL. Blog da Boitempo. São Paulo, 7 jan. 2015. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2015/01/07/atentado-contra-a-extrema-esquerda-na-franca/. Acesso em: 2 set. 2016

REDAÇÃO PRAGMATISMO. As 6 charges mais polêmicas do Charlie Hebdo. In: PRAGMATISMO POLÍTICO. [S. l.], 7 jan. 2015. Disponível em: https://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/01/charges-mais-polemicas-da-charliehebdo.html. Acesso em: 2 set. 2016.

REDAÇÃO PRAGMATISMO. Quem somos. In: PRAGMATISMO POLÍTICO. [S. l.], 22 jan. 2017. Disponível em: https://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/01/quem-somos.html. Acesso em: 24 mar. 2018.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

Downloads

Publicado

30-01-2019

Como Citar

SILVA, Maria da Conceição; TEIXEIRA, Enelice Milhomem Jacobina. Charlie Hebdo: Consciência histórica sobre intolerância religiosa de estudantes de Goiânia. Antíteses, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 573–592, 2019. DOI: 10.5433/1984-3356.2018v11n22p573. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/35176. Acesso em: 21 nov. 2024.