Charlie Hebdo: Consciência histórica sobre intolerância religiosa de estudantes de Goiânia

Autores

  • Maria da Conceição Silva Universidade Federal de Goiás
  • Enelice Milhomem Jacobina Teixeira Rede Municipal de Educação de Goiânia https://orcid.org/0000-0003-3289-6799

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p573

Palavras-chave:

Semanário Charlie Hebdo, Intolerância religiosa, Consciência histórica, Educação histórica, História

Resumo

A presente pesquisa analisa o sentido da intolerância religiosa a partir de estudos sobre o atentado ao Semanário Charlie Hebdo, ocorrido em janeiro de 2015, na cidade de Paris. As fontes investigadas foram as narrativas de estudantes de uma Escola da Secretaria Municipal de Educação em Goiânia, coletadas entre 2015 e 2017, por meio de instrumental de investigação, que teve como objetivo indagar a postura, contrária e favorável, dos estudantes aos terroristas ou aos cartunistas. O aporte teórico desenvolvido pela educação histórica possibilitou fazer intervenções para o aprofundamento de estudos sobre intolerância. Após as intervenções, aplicamos o instrumental de investigação pela segunda vez, a fim de verificarmos se houve alterações nas aprendizagens. Identificamos pouco avanço em relação à postura dos estudantes sobre a liberdade de expressão de religiosos e não religiosos. Fizemos uma terceira intervenção, com questões relacionadas ao motivo das charges serem ofensivas à religião Islâmica e a explicação sobre o que é intolerância religiosa na atualidade. Percebemos nessas narrativas a existência de alterações; alguns estudantes demonstraram mudança na consciência histórica para uma orientação crítica e genética.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Professora da Universidade Federal de Goiás.

Enelice Milhomem Jacobina Teixeira, Rede Municipal de Educação de Goiânia

Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás. Professora de História da Rede Municipal de Educação em Goiânia.

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Publicado

30-01-2019

Como Citar

SILVA, M. da C.; TEIXEIRA, E. M. J. Charlie Hebdo: Consciência histórica sobre intolerância religiosa de estudantes de Goiânia. Antíteses, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 573–592, 2019. DOI: 10.5433/1984-3356.2018v11n22p573. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/35176. Acesso em: 19 maio. 2024.