Populismo, mídia educacional e escolas em tempos de crise

Autores

  • Christoph Kohl Instituto Georg Eckert, Braunschweig, Alemanha

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p493

Palavras-chave:

Populismo, Mídia educacional, Livros escolares, Identidade, Memória, História

Resumo

Em vários países europeus e no exterior, partidos e movimentos políticos populistas – tanto de esquerda quanto de direita – experienciaram uma popularidade crescente nos últimos anos. Estes desenvolvimentos são devidos a uma incerteza pronunciada entre as partes vitais das populações, devido a complexidades crescentes nas sociedades e à aceleração de mudanças e desafios na vida diária, incluindo o setor de educação. Muitos desses movimentos e partidos têm a reputação de usar uma retórica nacionalista exclusiva, retratando-se como supostamente "verdadeiros" defensores dos interesses operários e da classe média. Além disso, eles pretendem representar a voz do "povo" mais autêntica do que "as elites" fazer, desafiando as culturas de memória estabelecidos e parcialmente tentativa de substituí-los por versões supostamente mais autênticas do passado. Usando exemplos de diferentes países, o presente trabalho pretende examinar as formas em que eles estão sendo discutidos no setor de educação e livros escolares. O documento gostaria de discutir, como e em que medida nos contextos póscoloniais em outros lugares. Gostaríamos de discutir como os discursos hegemônicos são contestados pelos populistas, caso e em que medida eles tentam influenciar e reconstruir a identidade, a memória e a história, e as estruturas do escolar através da educação contra tradições anteriores ou prevalecentes e como eles – para esse propósito – influenciam a produção de mídia educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Christoph Kohl, Instituto Georg Eckert, Braunschweig, Alemanha

Doutor em Filosofia pela Martin Luther University Halle-Wittenberg. Pesquisador Associado no Georg Eckert Institute, Braunschweig, Alemanha.

Referências

AFP - AGENCE FRANCE-PRESSE. Onlinepranger für AfD-kritische Lehrer laut LandtagsJuristen illegal. Münchner Merkur, München, 31 Mai 2018. Disponível em: https://www.merkur.de/politik/onlinepranger-fuer-afd-kritische-lehrer-laut-landtagsjuristenillegal-zr-9913824.html. Acesso em: 11 jun. 2018.

APPLE, Michael Whitman. Bringing the world to God: education and the politics of authoritarian religious populism. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, London, v. 22, n. 2, p. 149-172, 2001.

BEACH, Dennis. Steering by ideology in (teacher) education: populism and education politics. In: AKBABA, Yalız; JEFFREY, Bob (ed.). The implications of 'New Populism' for education. New Cottage: E&E Publishing, 2017. p. 65-86.

BENAZZO, Simone. Not all the past needs to be used: features of Fidesz’s politics of memory. Journal of Nationalism, Memory & Language Politics, Berlin, v. 11, n. 2, p. 198-221, 2017.

DENNIS, Barbara. Ethnographer as public scholar in the age of anti-factualist "populism”. In: AKBABA, Yalız; JEFFREY, Bob (ed.). The implications of 'New Populism' for education. New Cottage: E&E Publishing, 2017. p. 53-64.

EPP, André. Educational populism? Reification rhetoric in teacher language. In: AKBABA, Yalız; JEFFREY, Bob (ed.). The implications of 'New Populism' for education. New Cottage: E&E Publishing, 2017. p. 169-180.

FPÖ FAILS. Parteifreie Schule. [S. l.], 11 Apr. 2018. Disponível em: https://fpoefails.org/2018/04/11/parteifreie-schule/. Acesso em: 31 ago. 2018.

GLINSKIS, Emmalina. Teaching what the “Lord has made”: Trump’s election may be the second coming for creationism in schools. In: VICE MEDIA LLC. Vice News. New York, 27 May 2017. Disponível em: https://news.vice.com/en_us/article/wjzyp5/trumps-election-maybe-the-second-comingfor-teaching-creationism. Acesso em: 6 set. 2018.

HABERMAN, Clyde. Questioning evolution: the push to change science class. The New York Times, New York, 19 Nov. 2017. Disponível em: https://www.nytimes.com/2017/11/19/us/retro-report-evolution-science.html. Acesso em: 5 set. 2018.

HAWKINS, Kirk; RIDING, Scott; MUDDE, Cas. Measuring populist attitudes. C&M Working Paper, Mexico City, n. 55, 2012. Disponível em: https://works.bepress.com/cas_mudde/72/. Acesso em: 15 ago. 2018.

HOFFMANN, Markus. School sex education as an object of populist agitation. In: AKBABA, Yalız; JEFFREY, Bob (ed.). The implications of 'New Populism' for education. New Cottage: E&E Publishing, 2017. p. 143-154.

HOUEL, Jean-Charles. Les projets de Marine Le Pen sur l'éducation: une vision de cauchemar. Mediapart, Paris, 26 sept. 2016. Disponível em: https://blogs.mediapart.fr/jeancharleshouel201/blog/260916/les-projets-de-marine-le-pen-surleducation-une-vision-de-cauchemar. Acesso em: 4 set. 2018.

JARRAUD, François. Front National: un programme éducatif ni fait, ni à faire. In: ASSOCIATION CIIP. Le Café Pédagogique. Paris, 27 avril 2017. Disponível em: http://www.cafepedagogique.net/LEXPRESSO/Pages/2017/04/27042017Article6362887552 10536308.aspx. Acesso em: 4 set. 2018.

KLOVERT, Heike. Aufsichtsbeschwerde und Onlineplattform: Müssen Lehrer die AfD fürchten? In: SPIEGEL ONLINE GMBH & CO. KG. Spiegel Online. Hamburg, 12 Juni 2018. Disponível em: http://www.spiegel.de/lebenundlernen/schule/afd-plant-meldeportalegegenlehrer-und-schulen-die-wichtigsten-antworten-a-1232276.html. Acesso em: 12 jun. 2018.

KONTRAST REDAKTION. Wie die FPÖ in Oberösterreich bestimmen will, was Lehrer sagen dürfen. In: SPÖ-PARLAMENTSKLUB. Kontrast.at. Wien, 30 März 2017. Disponível em: https://kontrast.at/wie-die-fpoe-in-oberoesterreich-bestimmen-will-was-lehrer-sagen-duerfen/. Acesso em: 31 ago. 2018.

LEWANDOWSKY, Marcel. Was ist und wie wirkt Rechtspopulismus. Bürger & Staat, Stuttgart, n. 1, p. 4-11, 2017.

LPB - LANDESZENTRALE FÜR POLITISCHE BILDUNG BADEN-WÜRTTEMBERG. Beutelsbacher Konsens: standard für den politisch-historischen Unterricht an allen Schulen. Stuttgart, [201-]. Disponível em: https://www.lpb-bw.de/beutelsbacher-konsens.html. Acesso em: 31 ago. 2018.

MACEDO, Denise Silva. Education, neoliberal globalization and populism. In: AKBABA, Yalız; JEFFREY, Bob (ed.). The implications of 'New Populism' for education. New Cottage: E&E Publishing, 2017. p. 101-114.

MERRY, Sally Engle. Transnational human rights and local activism: mapping the middle. American Anthropologist, Arlington. v. 108, n. 1, p. 38-51, 2006.

MUDDE, Cas. Populism: an ideational approach. In: KALTWASSER, Cristóbal Rovira et al. (ed.). Oxford Handbook of Populism. Oxford: Oxford University Press, 2017. p. 27-47.

MUDDE, Cas; KALTWASSER, Cristóbal Rovira. Exclusionary vs. inclusionary populism: comparing contemporary Europe and Latin America. Government and Opposition, London, v. 48, n. 2, p. 147-174, 2013.

MÜLLER, Jan-Werner. What is populism? Philadelphia: University of Pennsylvania, 2016.

MUNZINGER, Paul. Die AfD hat die Schulen für sich entdeckt. Süddeutsche Zeitung, München, 7 Juni 2018. Disponível em: https://www.sueddeutsche.de/bildung/afd-schulenmeinung-1.4006001. Acesso em: 11 jun. 2018.

NDR - NORDDEUTSCHE RUNDFUNK. Schulbehörde: AfD-Aktion fördert Denunziantentum. Hamburg, 21 Sept. 2018. Disponível em: https://www.ndr.de/nachrichten/hamburg/Schulbehoerde-AfD-Aktion-foerdertDenunziantentum,schulbehoerde108.html. Acesso em: 27 set. 2018.

NEWS4TEACHERS. „Endlich wird in Deutschland aufgeräumt“: AfD-Politiker beflügeln “Entsorgungs”-Fantasien gegen parteikritische Lehrer. Koblenz, 29 Juni 2018a. Disponível em: https://www.news4teachers.de/2018/06/endlich-wird-in-deutschland-aufgeraeumt-afdpolitiker-befluegeln-entsorgungs-fantasien-gegen-parteikritische-lehrer/. Acesso em: 31 ago. 2018.

NEWS4TEACHERS. „Lehrer denken sozialistisch“: AfD will die Schulen auf Parteilinie bringen – und erhöht dafür den Druck („Auge um Auge“). Koblenz, 2 Juli 2018b. Disponível em: https://www.news4teachers.de/2018/07/lehrer-denken-sozialistisch-afd-will-die-schulen-aufparteilinie-bringen-und-erhoeht-dafuer-den-druck-auge-um-auge/. Acesso em: 31 ago. 2018.

PAIVA, Vera Silvia Facciolla; SILVA, Valeria Nanci. Facing negative reactions to sexuality education through a multicultural human rights framework. Reproductive Health Matters, London, v. 23, n. 46, p. 96-106, 2015.

PETŐ, Andrea. Revisionist histories, ‘future memories’: far-right memorialization practices in Hungary. European Politics and Society, Abingdon, v. 18, n. 1, p. 41-51, 2017.

PFANDLER, Rita. FPÖ-Homepage für "parteifreie Schule". In: MEINBEZIRK.AT. Wien, 29 März 2017. Disponível em: https://www.meinbezirk.at/oberoesterreich/c-politik/fpoehomepage-fuer%20parteifreieschule_a2069801. Acesso em: 30 ago. 2018.

SAWICKA, Joanna; SKIBICKI, Juliusz. PiS fully engaged in re-writing Poland's history. In: POLITYKA INSIGHT. Warszawa, 31 Aug. 2017. Disponível em: https://www.politykainsight.pl/en/politics/politicsofmemory/1718010,1,pis%20fullyengaged-inre-writing-polands-history.read. Acesso em: 22 maio 2018.

SCHLINK, Mike. Partei fühlt sich benachteiligt: AfD fordert Online-Pranger für unliebsame Lehrer. Hamburger Morgenpost, Hamburg, 29 Mai 2018. Disponível em: https://www.mopo.de/hamburg/politik/partei-fuehlt-sich-benachteiligt-afd-fordert-onlinepranger-fuer-unliebsame-lehrer-30538078. Acesso em: 11 jun. 2018.

WEAVER, Heather Lynn. What Donald Trump, Mike Pence, and Betsy DeVos won't tell you about 'School Choice'. In: AMERICAN CIVIL LIBERTIES UNION. New York, 30 Jan. 2018. Disponível em: https://www.aclu.org/blog/religious-liberty/religion-and-public-schools/whatdonald-trump-mike-pence-and-betsy-devos-wont. Acesso em: 5 set. 2018.

WEITER Aufregung um FPÖ-Meldestelle. Oberösterreichische Nachrichten, Linz, 30 März 2017. Disponível em: https://www.nachrichten.at/oberoesterreich/Weiter-Aufregung-umFPOE-Meldestelle;art4,2526338. Acesso em: 31 ago. 2018.

ZEROUALA, Faïza. Programme du FN (14): la réforme de l’éducation, une ode à un passé fantasmé. Mediapart, Paris, 23 mars 2017. Disponível em: https://www.mediapart.fr/journal/france/230317/programme-du-fn-14-la-reforme-de-leducation-une-ode-un-passe-fantasme?onglet=full. Acesso em: 4 set. 2018.

Downloads

Publicado

30-01-2019

Como Citar

KOHL, C. Populismo, mídia educacional e escolas em tempos de crise. Antíteses, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 493–504, 2019. DOI: 10.5433/1984-3356.2018v11n22p493. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/35671. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Autor Convidado