Populismo, mídia educacional e escolas em tempos de crise

Autores

  • Christoph Kohl Instituto Georg Eckert, Braunschweig, Alemanha

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p493

Palavras-chave:

Populismo, Mídia educacional, Livros escolares, Identidade, Memória, História

Resumo

Em vários países europeus e no exterior, partidos e movimentos políticos populistas – tanto de esquerda quanto de direita – experienciaram uma popularidade crescente nos últimos anos. Estes desenvolvimentos são devidos a uma incerteza pronunciada entre as partes vitais das populações, devido a complexidades crescentes nas sociedades e à aceleração de mudanças e desafios na vida diária, incluindo o setor de educação. Muitos desses movimentos e partidos têm a reputação de usar uma retórica nacionalista exclusiva, retratando-se como supostamente "verdadeiros" defensores dos interesses operários e da classe média. Além disso, eles pretendem representar a voz do "povo" mais autêntica do que "as elites" fazer, desafiando as culturas de memória estabelecidos e parcialmente tentativa de substituí-los por versões supostamente mais autênticas do passado. Usando exemplos de diferentes países, o presente trabalho pretende examinar as formas em que eles estão sendo discutidos no setor de educação e livros escolares. O documento gostaria de discutir, como e em que medida nos contextos póscoloniais em outros lugares. Gostaríamos de discutir como os discursos hegemônicos são contestados pelos populistas, caso e em que medida eles tentam influenciar e reconstruir a identidade, a memória e a história, e as estruturas do escolar através da educação contra tradições anteriores ou prevalecentes e como eles – para esse propósito – influenciam a produção de mídia educacional.

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Biografia do Autor

Christoph Kohl, Instituto Georg Eckert, Braunschweig, Alemanha

Doutor em Filosofia pela Martin Luther University Halle-Wittenberg. Pesquisador Associado no Georg Eckert Institute, Braunschweig, Alemanha.

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Publicado

30-01-2019

Como Citar

KOHL, Christoph. Populismo, mídia educacional e escolas em tempos de crise. Antíteses, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 493–504, 2019. DOI: 10.5433/1984-3356.2018v11n22p493. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/35671. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

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Autor Convidado