v. 26 n. 1 (2020)

V.26, n.1, jan./jun. 2020
Publicado: 2020-09-30

Artigos

  • A Matriz Disciplinar de Jörn Rüsen como chave para compreender as Diretrizes Curriculares da Educação do estado do Paraná

    Ricardo Marques de Mello
    4-19
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p4
  • O Ensino de História na educação pública brasileira: uma análise dos pressupostos historiográficos dos currículos estaduais da década de 1980

    Geyso Dongley Germinari, Flávio Jose Dalazona
    20-36
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p20
  • A Consciência Histórica como potencial para leitura de mundo

    Vera Lucia Trennepohl
    37-55
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p37
  • A cultura histórica escolar contemporânea: uma análise a partir das categorias rüsenianas

    Larissa Klosowski Paula, Isabela Candeloro Campoi
    56-77
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p56
  • Por um ensino de história indígena em Mato Grosso: o povo Chiquitano na fronteira Brasil/Bolívia

    Renilson Rosa Ribeiro, Leticia Antonia de Queiroz
    78-112
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p78
  • Um cineclube no interior da Amazônia: o uso do audiovisual como prática de aprendizagem histórica

    Érico Silva Muniz, Silvane da Silva e Silva
    113-133
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p113
  • A BNCC e os Referenciais Curriculares do estado da Paraíba: considerações sobre o ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental

    Eduardo Roberto Jordão Knack, Lidiane Elizabete Friderichs
    134-159
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p134
  • A História Regional e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TDIC’s) em sala de aula

    Taís Temporim de Almeida, Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa, Fabio Paride Pallotta, Laís Prestes Redondo, Gabriela Isbaes, Marco Antônio de Morais Júnior
    160-180
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p160
  • “Lugar de autoria”: outros olhares sobre a produção de livros didáticos

    Adriana Soares Ralejo
    181-199
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p181
  • Ensino de História e desenvolvimento do pensamento histórico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

    Eleta Carvalho Freire, Dayse Kássia Silva Amorim, Laís Almeida Souza
    200-225
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p200
  • A invisibilidade da cultura negra brasileira através do discurso da “mestiçagem"

    Bruno Marcelo de Souza Costa, Paulo Jorge Martins Nunes, Piedade Lino Videira, Elivaldo Serrão Custódio
    226-243
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p226
  • O ensino híbrido nas aulas de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental: impactos e transformações no processo de aprendizagem

    Samanta Trivilin Comiotto
    244-260
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p244
  • As religiões afrodescendentes no ensino de História: a série Mojubá, contribuindo para uma educação antirracista

    Caio Isidoro Silva
    261-281
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p261
  • O Ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos na ANPUH-Brasil (1961-2015)

    Claudia Smuk da Rocha, Iône Inês Pinsson Slongo
    332-356
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p332

História da Educação

  • Breve História do Brasil: a influência do Ratio Studiorum na escrita de padre Raphael M. Galanti

    Ligia Bahia de Mendonça
    282-303
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p282
  • Jornal Formação como meio de atuação do Centro Estudantal Campinense (1936/1953)

    Ajanayr Michelly Sobral Santana, Lia Machado Fiuza Fialho, Charliton José dos Santos Machado
    304-331
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p304

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