Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
História & Ensino
Início
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Portal de Periódicos UEL
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 26 n. 1 (2020)
v. 26 n. 1 (2020)
Publicado:
2020-09-30
Editorial
Eder Cristiano de Souza
2-3
PDF
Artigos
A Matriz Disciplinar de Jörn Rüsen como chave para compreender as Diretrizes Curriculares da Educação do estado do Paraná
Ricardo Marques de Mello
4-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p4
O Ensino de História na educação pública brasileira: uma análise dos pressupostos historiográficos dos currículos estaduais da década de 1980
Geyso Dongley Germinari, Flávio Jose Dalazona
20-36
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p20
A Consciência Histórica como potencial para leitura de mundo
Vera Lucia Trennepohl
37-55
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p37
A cultura histórica escolar contemporânea: uma análise a partir das categorias rüsenianas
Larissa Klosowski Paula, Isabela Candeloro Campoi
56-77
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p56
Por um ensino de história indígena em Mato Grosso: o povo Chiquitano na fronteira Brasil/Bolívia
Renilson Rosa Ribeiro, Leticia Antonia de Queiroz
78-112
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p78
Um cineclube no interior da Amazônia: o uso do audiovisual como prática de aprendizagem histórica
Érico Silva Muniz, Silvane da Silva e Silva
113-133
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p113
A BNCC e os Referenciais Curriculares do estado da Paraíba: considerações sobre o ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Eduardo Roberto Jordão Knack, Lidiane Elizabete Friderichs
134-159
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p134
A História Regional e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TDIC’s) em sala de aula
Taís Temporim de Almeida, Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa, Fabio Paride Pallotta, Laís Prestes Redondo, Gabriela Isbaes, Marco Antônio de Morais Júnior
160-180
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p160
“Lugar de autoria”: outros olhares sobre a produção de livros didáticos
Adriana Soares Ralejo
181-199
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p181
Ensino de História e desenvolvimento do pensamento histórico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Eleta Carvalho Freire, Dayse Kássia Silva Amorim, Laís Almeida Souza
200-225
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p200
A invisibilidade da cultura negra brasileira através do discurso da “mestiçagem"
Bruno Marcelo de Souza Costa, Paulo Jorge Martins Nunes, Piedade Lino Videira, Elivaldo Serrão Custódio
226-243
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p226
O ensino híbrido nas aulas de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental: impactos e transformações no processo de aprendizagem
Samanta Trivilin Comiotto
244-260
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p244
As religiões afrodescendentes no ensino de História: a série Mojubá, contribuindo para uma educação antirracista
Caio Isidoro Silva
261-281
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p261
O Ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos na ANPUH-Brasil (1961-2015)
Claudia Smuk da Rocha, Iône Inês Pinsson Slongo
332-356
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p332
História da Educação
Breve História do Brasil: a influência do Ratio Studiorum na escrita de padre Raphael M. Galanti
Ligia Bahia de Mendonça
282-303
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p282
Jornal Formação como meio de atuação do Centro Estudantal Campinense (1936/1953)
Ajanayr Michelly Sobral Santana, Lia Machado Fiuza Fialho, Charliton José dos Santos Machado
304-331
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p304
Expediente
Expediente
357
PDF
acesso aberto
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Avaliadores
Qualis 2017-2020 -
A1
Qualis CAPES 2017 - Educação -
A2
, Ensino -
A2
, História -
B3
.
Indexadores e Divulgadores
BEARDSLEE
Palavras-chave
Mais lidos nos últimos 90 dias
Preservada em: