O Ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos na ANPUH-Brasil (1961-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p332

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino de História, ANPUH-Brasil, Epistemologia de Fleck

Resumo

Apresenta-se o estado do conhecimento sobre o Ensino de História (EH) na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre produções acadêmicas socializadas nos Simpósios Nacionais da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil), realizados entre 1961 e 2015. Este estudo bibliográfico, de caráter exploratório, analisou 40 produções, à luz da epistemologia de Fleck (2010), particularmente das categorias “coletivo de pensamento”, “estilo de pensamento” e “circulação intracoletiva e intercoletiva de ideias”. Além das principais características da produção, a pesquisa evidenciou que problematizações sobre o EH na EJA emergiram nos Simpósios da ANPUH-Brasil em 1971, apresentando uma lacuna até o final da década de 1990. A partir daí, tiveram presença contínua no evento, conquistando em 2015 um Simpósio Temático (ST) específico. Argumenta-se, com apoio na epistemologia fleckiana, que a presença crescente de produções, o desenvolvimento de pesquisas em Programas de Pós-Graduação e a realização de um ST específico, sinalizam a gênese de um coletivo de pensamento focado no Ensino de História para a EJA.

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Biografia do Autor

Claudia Smuk da Rocha, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó/SC. Professora da Rede Municipal de Ensino de Erechim.

Iône Inês Pinsson Slongo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS, Campus Chapecó

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Publicado

2020-10-14

Como Citar

Rocha, C. S. da, & Slongo, I. I. P. (2020). O Ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos na ANPUH-Brasil (1961-2015). História & Ensino, 26(1), 332–356. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p332

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Artigos