O Ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos na ANPUH-Brasil (1961-2015)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p332Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Ensino de História, ANPUH-Brasil, Epistemologia de FleckResumo
Apresenta-se o estado do conhecimento sobre o Ensino de História (EH) na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre produções acadêmicas socializadas nos Simpósios Nacionais da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil), realizados entre 1961 e 2015. Este estudo bibliográfico, de caráter exploratório, analisou 40 produções, à luz da epistemologia de Fleck (2010), particularmente das categorias “coletivo de pensamento”, “estilo de pensamento” e “circulação intracoletiva e intercoletiva de ideias”. Além das principais características da produção, a pesquisa evidenciou que problematizações sobre o EH na EJA emergiram nos Simpósios da ANPUH-Brasil em 1971, apresentando uma lacuna até o final da década de 1990. A partir daí, tiveram presença contínua no evento, conquistando em 2015 um Simpósio Temático (ST) específico. Argumenta-se, com apoio na epistemologia fleckiana, que a presença crescente de produções, o desenvolvimento de pesquisas em Programas de Pós-Graduação e a realização de um ST específico, sinalizam a gênese de um coletivo de pensamento focado no Ensino de História para a EJA.
Downloads
Referências
BITTENCOURT. Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Relatório Educação para Todos no Brasil, 2000-2105. Brasília: MEC, 2014.
CAIMI, Flávia Eloisa. Conversas e controvérsias: o ensino de História no Brasil (1980-1998). Passo Fundo: UPF, 2001.
CARA, Daniel. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é tratada de maneira míope e desumana. UOL Educação: 26 ago. 2014. Colunas. Disponível em: <http://edu cacao.uol.com.br/colunas/daniel-cara/2014/08/26/o-maior-desafio-do-pne-e-a-educacao-de-jovens-e-adultos.htm>. Acesso em: Nov. 2014.
COSTA, Aryana Lima; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O Ensino de História como objeto de pesquisa no Brasil: no aniversário de 50 anos de uma área de pesquisa, notícias do que virá. Sæculum – Revista de História, n.16, João Pessoa, p.147-160, jan-jul. 2004. Disponível em: <http://www.biblionline.ufpb. br/ojs/index.php/srh/article/viewFile/11378/6492>. Acesso em: Set. 2015.
DELIZOICOV, Demétrio. Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, ago. 2004. p.145-175. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/ wiew/6430>. Acesso em: Out. 2015.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, Ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010 173302002000300013&lng =en&nrm=iso>. Acesso em: Ago. 2015.
FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
GADOTTI, Moacir. 50 anos de Angicos: um sonho interrompido a ser retomado. Educatrix, São Paulo, ano 4, n.2, p.26-31, 2014.
LÖWY, Ilana. Fleck no seu tempo, Fleck no nosso tempo: Gênese e desenvolvimento de um pensamento. In: CONDÉ, Mauro Lúcio Leitão (Org.). Ludwik Fleck: estilos de pensamento na ciência. Belo Horizonte: Traço Fino, 2012. p.11-33.
MESQUITA, Ilka Miglio de. Memórias/identidades em relação ao ensino e formação de professores de História: diálogos com fóruns acadêmicos nacionais. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
PARECER CNE/CEB nº 11/2000 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <http://www.cee.ms.gov.br>. Acesso em: Ago. 2015.
REIS, Carlos Eduardo dos. História Social e Ensino. Chapecó: Argos, 2001.
ROCHA, Claudia Smuk da. O estado do conhecimento sobre o Ensino de História na EJA: um estudo a partir dos Anais dos Simpósios da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) 1961-2015. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2016.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index. php/dialogo?dd1=237&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: Ago. 2015.
SCHÄFER, Lothar; SCHNELLE, Thomas. Fundamentação da perspectiva sociológica de Ludwik Fleck na teoria da ciência. (Introdução). In: FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. p. 1-36.
SLONGO, Iône Inês Pinsson. A produção acadêmica em Ensino de Biologia: um estudo a partir de teses e dissertações. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
SOARES, Magda; MACIEL, Francisca. Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2000. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me00 0084.pdf>. Acesso em: Ago.2015.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.