Um cineclube no interior da Amazônia: o uso do audiovisual como prática de aprendizagem histórica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p113Palavras-chave:
Cinema. História, Bragança (PA), CineclubeResumo
O presente artigo relata a experiência do Cineclube da Aldeia, uma atividade de extensão universitária na interface entre cinema, ensino de história e formação no campo dos direitos humanos. Realizado na cidade de Bragança, localizada no nordeste paraense, o cineclube promove exibição de filmes que trabalham no âmbito das discussões sobre historiografia, diversidade e formação cidadã seguida de debate sobre o ensino de história. Criado no ano de 2017 a experiência de um cineclube como contribuição metodológica para o ensino de História na Amazônia colabora com o uso crítico do audiovisual nas escolas da educação básica do interior e das periferias mais distantes dos grandes centros urbanos promovendo a aprendizagem histórica.
Downloads
Referências
ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Bragança, PA: caracterização do território. 2018. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/braganca_pa. Acesso em: 23 nov. 2018.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.
CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo: Companhia de Letras, 1996.
FERRO, Marc. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
IBGE. Bragança. [Rio de Janeiro]: IBGE, ©2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/braganca. Acesso em: 23 nov. 2018.
IPEA - INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA; FBSP – FÓRUM
BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Atlas da Violência 2018. Rio de Janeiro: Ipea, 2018. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/180604_atlas_da_violencia_2018.pdf. Acesso em: 23 nov. 2018.
MOREIRA, Brena. Zona Bragantina ganhará unidade do Pro Paz Integrado. Segup, Belém, 2018. Notícias. Disponível em: http://www.segup.pa.gov.br/noticias/zona-bragantina-ganhar%C3%A1-unidade-do-pro-paz-integrado. Acesso em: 23 nov. 2018.
MORETTIN, Eduardo Victorio. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. História: Questões & Debates, Curitiba, v. 38. n. 1. p. 11-42, 2003.
MOTT, Luiz; MICHELS, Eduardo; PAULINHO. Pessoas LGBT mortas no Brasil: relatório 2017. Salvador: Grupo Gay da Bahia, [2018]. Disponível em: https://grupogaydabahia.files.wordpress.com/2020/03/relatorio-2017.pdf. Acesso em: 23 nov. 2018.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
NASCIMENTO, Jairo Carvalho. Cinema e ensino de história: realidade escolar, propostas e praticas na sala de aula. Fênix: Revista de História e Estudos Culturais, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1-23, jun. 2008.
NOVÓA, Jorge. A relação Cinema-história e a razão poética na reconstrução do paradigma histórico. O olho da História, n 10. abr 2008.
RÜSEN, Jörn. A razão histórica: Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UnB, 2010.
SILVA. Dário Benedito Rodrigues Nonato da. Os donos de São Benedito: convenções e rebeldias na luta entre o catolicismo e devocional da cultura na Bragança, século XX. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2006.
SOUTO, Luiza. Assassinatos de LGBT crescem 30% entre 2016 e 2017, segundo relatório. O Globo, [Rio de Janeiro], 17 jan. 2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/assassinatos-de-lgbt-crescem-30-entre-2016-2017-segundo-relatorio-22295785. Acesso em: 23 nov. 2018.
UFPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Campus Universitário de Bragança. Histórico. Bragança, PA: UFPA, 2018. Disponível em: https://www.campusbraganca.ufpa.br/index.php/historico. Acesso em: 23 nov. 2018.
VALIM, Alexandre Busko. Entre textos, mediações e contexto: anotações para uma possível história social do cinema. História social, Campinas, n. 11, p. 17-40, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.