Um cineclube no interior da Amazônia: o uso do audiovisual como prática de aprendizagem histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p113

Palavras-chave:

Cinema. História, Bragança (PA), Cineclube

Resumo

O presente artigo relata a experiência do Cineclube da Aldeia, uma atividade de extensão universitária na interface entre cinema, ensino de história e formação no campo dos direitos humanos. Realizado na cidade de Bragança, localizada no nordeste paraense, o cineclube promove exibição de filmes que trabalham no âmbito das discussões sobre historiografia, diversidade e formação cidadã seguida de debate sobre o ensino de história. Criado no ano de 2017 a experiência de um cineclube como contribuição metodológica para o ensino de História na Amazônia colabora com o uso crítico do audiovisual nas escolas da educação básica do interior e das periferias mais distantes dos grandes centros urbanos promovendo a aprendizagem histórica. 

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Biografia do Autor

Érico Silva Muniz, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia.
Campus Universitário de Bragança/Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Silvane da Silva e Silva, Museu Paraense Emílio Goeldi

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural/Museu Paraense Emílio Goeldi.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Silva Muniz, Érico, & Silva e Silva, S. da. (2020). Um cineclube no interior da Amazônia: o uso do audiovisual como prática de aprendizagem histórica. História & Ensino, 26(1), 113–133. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p113

Edição

Seção

Artigos