A invisibilidade da cultura negra brasileira através do discurso da “mestiçagem"
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p226Palavras-chave:
Mestiçagem, Brasil, Discurso, Racismo.Resumo
Este artigo tem como principal objetivo problematizar como a ideia de mestiçagem está muitas vezes ancorada de forma velada na tentativa de inviabilização da cultura negra no Brasil. O texto ora apresentado tenta problematizar o quanto o ideal de democracia racial emerge a partir do discurso velado de país mestiço-harmonioso e apresenta os mais expressivos intelectuais brasileiros, dentre eles Cavalleiro (2001) e Silva (2014), que discutem sobre o processo de branqueamento da sociedade brasileira. Todavia, é à luz de Kabengele Munanga que tentamos descortinar esse discurso ilusório e superficial da mestiçagem. As reflexões metodológicas que guiaram a escrita do artigo emergiram a partir de leituras sistemáticas e de discussões na disciplina Educação, Culturas e Diversidades, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Para nós, mestiçagem existe sim, mas foi usada como discurso ideológico e falacioso ao longo da história com o intuito de manter o poder da elite dominante e branca.
Downloads
Referências
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br. Acesso em: 10 jan. 2020.
CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.
DA MATTA, Roberto. O que faz brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
FANON, Frantz. Peles negras, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
HARRIS, Marvin. Padrões raciais nas Américas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Editora Ática, 1986.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma (org.). O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006.
NASCIMENTO, Abdias do. Processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
ROQUETTE-PINTO, Edgar. Ensaios de Antropologia Brasiliana. Rio de Janeiro: Editora Nacional, 1978.
RODRIGUES, Nina (1894). As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil. 3. ed. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1938.
SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TORRES, Alberto. A organização nacional Brasília. DF: EdUnB, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.