A BNCC e os Referenciais Curriculares do estado da Paraíba: considerações sobre o ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p134

Palavras-chave:

Currículo, História, Ensino

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão em torno da elaboração da "Base Comum Curricular Nacional" (BRASIL, 2018) e dos "Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental: Ciências Humanas, Ensino Religioso e Diversidade Cultural" (PARAÍBA, 2010). O intuito do trabalho não é tecer uma comparação entre os dois documentos, mas observar aproximações, divergências, possibilidades e limites que se colocam aos professores de história dos anos finais do ensino fundamental a partir da promulgação da BNCC, especialmente no estado da Paraíba. Para isso, algumas considerações teóricas sobre currículo são desenvolvidas, bem como esclarecimentos sobre o contexto de elaboração da base comum para construir um olhar crítico sobre as duas propostas.

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Biografia do Autor

Eduardo Roberto Jordão Knack, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em História pela PUCRS. Professor Adjunto do Curso de História da Universidade Federal de Campina Grande.

Lidiane Elizabete Friderichs, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em História pela Unisinos. Professora Substituta no Curso de História da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Knack, E. R. J., & Friderichs, L. E. (2020). A BNCC e os Referenciais Curriculares do estado da Paraíba: considerações sobre o ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental. História & Ensino, 26(1), 134–159. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p134

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Artigos