O Ensino de História na educação pública brasileira: uma análise dos pressupostos historiográficos dos currículos estaduais da década de 1980
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p20Palavras-chave:
Ensino de História, Currículo, HistoriografiaResumo
Este artigo apresenta os resultados finais de uma investigação desenvolvida na iniciação científica, vinculada ao Departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati, entre 2015 e 2016. A pesquisa examinou a conjuntura do ensino de História no Brasil, na década de 1980, por meio das propostas curriculares publicadas pelas Secretarias de Educação dos estados de São Paulo e Paraná. A intenção foi abordar o período de redemocratização da sociedade brasileira, pós-ditadura militar (1964-1985), e desvelar como, no campo curricular, a disciplina de História renovou as suas propostas de ensino. Nessa direção, o problema de pesquisa centrou-se na análise dos pressupostos historiográficos que embasaram as propostas curriculares na década de 1980. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se a análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2011), e como fonte de pesquisa o Currículo Básico Para a Escola Pública do Estado do Paraná, publicado em 1990, e a Proposta Curricular Para o Ensino de História-1º grau de São Paulo, elaborado em 1989. Como resultado, a pesquisa demonstrou que as propostas curriculares das redes públicas de ensino dos estados de São Paulo e do Paraná constituíram-se como espaços importantes da produção de uma tentativa de renovação do ensino de História, em conformidade com as principais correntes historiográficas da época, aspecto que possibilitou a construção de novas propostas de conteúdos e metodologias de ensino comprometidas com a emancipação crítica do aluno frente ao saber histórico.
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