A Matriz Disciplinar de Jörn Rüsen como chave para compreender as Diretrizes Curriculares da Educação do estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p4Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares da Educação, Matriz Disciplinar, Jörn Rüsen, Ensino de História.Resumo
As Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE) do Estado do Paraná (2008), especificamente o caderno de História, é um dos mais relevantes documentos regulatórios dos ensinos fundamental II e médio. Por isso, sua leitura e estudo tornam-se procedimentos recorrentes em cursos de Licenciatura em História, em Pós-Graduações voltadas ao Ensino (lato e stricto sensu), em encontros de Profissionais da educação paranaense, bem como fundamento para a formulação de Planos Pedagógicos Curriculares. Porém, os diagnósticos e as prescrições presentes nas DCE a respeito da historiografia e do ensino de história estão dispersos e sem conexão entre si, o que gera dificuldade de entendimento para estudantes e professores que precisam lidar com esse documento. Para facilitar a compreensão deste documento, neste texto reorganizo os elementos contidos nas DCE em uma “Matriz” específica, aos moldes da Matriz Disciplinar de Jörn Rüsen. Esse rearranjo resultou nas seguintes correspondências: Interesses = oriundos das desigualdades sociais e da racionalidade linear e excludente nos temas históricos; Perspectivas da Interpretação = Nova História, Nova Esquerda Inglesa e Nova História Cultural; Métodos = complexificação da relação tempo/espaço, problematização e assunção da multiplicidade de perspectivas; Formas de Representação = narrativas críticas e genéticas; e as Funções = inclusão social e pensamento complexo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Lisboa: Publicações Europa-América, 2003.
BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de Janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2003.
BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 Março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília: Presidência da República, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: história: parte IV: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, 1998. p. 12-28.
CERRI, Luis Fernando. Construção curricular como educação de professores: o caso das diretrizes curriculares estaduais de história no Paraná. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005, Caxambu. Anais [...]. Brasília, DF: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2005. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt081460int.pdf. Acesso em: 2 jun. 2020.
DOSSE, François; DELACROIX, Christian; GARCIA, Patrick. As correntes histórias na França: séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
HOLANDA, Sérgio Buarque. Introdução: o atual e o inatual em L. von Ranke. In: RANKE, Leopold. Ranke: história. São Paulo: Ática, 1979. p. 7-62.
LANGLOIS, Charles Victor; SEIGNOBOS, Charles. Introdução aos estudos históricos. São Paulo: Editora Renascença, 1946.
NODA, Marisa. A elaboração das diretrizes curriculares da educação básica do estado do Paraná – história: uma análise sobre a participação dos professores. 2014. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014.
PARANÁ. Lei Ordinária n. 13381, de 18 de Dezembro de 2001. Torna obrigatório, no ensino fundamental e médio da rede pública estadual de ensino, conteúdos da disciplina história do Paraná. Curitiba: Palácio do Governo, 2001.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação Básica. Diretrizes curriculares da educação básica: história. Curitiba: SEED, 2008. p. 37-84.
REIS, José Carlos. História da história (1950/1960): história e estruturalismo: Braudel versus Lévi-Strauss. História da Historiografia, Mariana, v. 1, n. 1, p. 8-18, ago. 2008.
REVEU HISTORIQUE. Paris: Presses universitaires de France, 1876-2000. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/cb34349205q/date.r=.langFR#. Acesso em: ago. 2018.
RÜSEN, J. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.
RÜSEN, Jörn. História viva: teoria da história III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UnB, 2007a.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UnB, 2001.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: teoria da história II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UnB, 2007b.
BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de Janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2003.
BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 Março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília: Presidência da República, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: história: parte IV: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, 1998. p. 12-28.
CERRI, Luis Fernando. Construção curricular como educação de professores: o caso das diretrizes curriculares estaduais de história no Paraná. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005, Caxambu. Anais [...]. Brasília, DF: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2005. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt081460int.pdf. Acesso em: 2 jun. 2020.
DOSSE, François; DELACROIX, Christian; GARCIA, Patrick. As correntes histórias na França: séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
HOLANDA, Sérgio Buarque. Introdução: o atual e o inatual em L. von Ranke. In: RANKE, Leopold. Ranke: história. São Paulo: Ática, 1979. p. 7-62.
LANGLOIS, Charles Victor; SEIGNOBOS, Charles. Introdução aos estudos históricos. São Paulo: Editora Renascença, 1946.
NODA, Marisa. A elaboração das diretrizes curriculares da educação básica do estado do Paraná – história: uma análise sobre a participação dos professores. 2014. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014.
PARANÁ. Lei Ordinária n. 13381, de 18 de Dezembro de 2001. Torna obrigatório, no ensino fundamental e médio da rede pública estadual de ensino, conteúdos da disciplina história do Paraná. Curitiba: Palácio do Governo, 2001.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação Básica. Diretrizes curriculares da educação básica: história. Curitiba: SEED, 2008. p. 37-84.
REIS, José Carlos. História da história (1950/1960): história e estruturalismo: Braudel versus Lévi-Strauss. História da Historiografia, Mariana, v. 1, n. 1, p. 8-18, ago. 2008.
REVEU HISTORIQUE. Paris: Presses universitaires de France, 1876-2000. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/cb34349205q/date.r=.langFR#. Acesso em: ago. 2018.
RÜSEN, J. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.
RÜSEN, Jörn. História viva: teoria da história III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UnB, 2007a.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UnB, 2001.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: teoria da história II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UnB, 2007b.
Downloads
Publicado
2020-09-30
Como Citar
Marques de Mello, R. (2020). A Matriz Disciplinar de Jörn Rüsen como chave para compreender as Diretrizes Curriculares da Educação do estado do Paraná. História & Ensino, 26(1), 4–19. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p4
Edição
Seção
Artigos
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.