A Matriz Disciplinar de Jörn Rüsen como chave para compreender as Diretrizes Curriculares da Educação do estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p4

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares da Educação, Matriz Disciplinar, Jörn Rüsen, Ensino de História.

Resumo

As Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE) do Estado do Paraná (2008), especificamente o caderno de História, é um dos mais relevantes documentos regulatórios dos ensinos fundamental II e médio. Por isso, sua leitura e estudo tornam-se procedimentos recorrentes em cursos de Licenciatura em História, em Pós-Graduações voltadas ao Ensino (lato e stricto sensu), em encontros de Profissionais da educação paranaense, bem como fundamento para a formulação de Planos Pedagógicos Curriculares. Porém, os diagnósticos e as prescrições presentes nas DCE a respeito da historiografia e do ensino de história estão dispersos e sem conexão entre si, o que gera dificuldade de entendimento para estudantes e professores que precisam lidar com esse documento. Para facilitar a compreensão deste documento, neste texto reorganizo os elementos contidos nas DCE em uma “Matriz” específica, aos moldes da Matriz Disciplinar de Jörn Rüsen. Esse rearranjo resultou nas seguintes correspondências: Interesses = oriundos das desigualdades sociais e da racionalidade linear e excludente nos temas históricos; Perspectivas da Interpretação = Nova História, Nova Esquerda Inglesa e Nova História Cultural; Métodos = complexificação da relação tempo/espaço, problematização e assunção da multiplicidade de perspectivas; Formas de Representação = narrativas críticas e genéticas; e as Funções = inclusão social e pensamento complexo.

Biografia do Autor

Ricardo Marques de Mello, Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.

Doutor em História. Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão. 

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Marques de Mello, R. (2020). A Matriz Disciplinar de Jörn Rüsen como chave para compreender as Diretrizes Curriculares da Educação do estado do Paraná. História & Ensino, 26(1), 4–19. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p4

Edição

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Artigos