Jornal Formação como meio de atuação do Centro Estudantal Campinense (1936/1953)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p304Palavras-chave:
Jornal Formação, Centro Estudantal Campinense, SecundaristasResumo
Objetivou-se compreender o que motivou os estudantes do Centro Estudantal Campinense a criar o jornal Formação e como este se constituía na condição de espaço de desenvolvimento da intelectualidade juvenil e de disseminação do ideário de educação dos estudantes secundaristas. Desenvolveu-se uma pesquisa documental híbrida no Formação nas edições de 1936 e 1953, complementada com os jornais Tribuna do Estudante e Jornal do Estudante, respectivamente, nas edições de 1951 e 1953, e de entrevistas em História Oral Temática com três ex-centristas. As fontes explicitam que o Centro Estudantal Campinense se constituiu como uma organização estudantil de formação educacional e política de estudantes campinenses, desde a promoção do debate acerca dos projetos educacionais e políticos e do movimento estudantil local, que se utilizava do jornal Formação para disseminação de seu ideário. Constatou-se que, na escrita do Formação, os centristas constituíram espaços de lutas e disputas e disseminaram suas ideias. Este veículo de comunicação contribuiu para o alargamento intelectual dos estudantes campinenses.
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