Ensino de História e desenvolvimento do pensamento histórico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p200Palavras-chave:
Ensino de história, Aprendizagem histórica, Temporalidade histórica, Desenvolvimento do pensamento históricoResumo
A pesquisa cujos resultados são apresentados neste artigo teve como objetivo conhecer a apropriação que estudantes do 5º ano do ensino fundamental têm sobre as noções de temporalidade histórica. A investigação contou com apoio de pesquisas que, ao discutirem o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental, destacam a relevância da articulação entre o desenvolvimento do pensamento histórico da criança e o ensino dos conhecimentos históricos. Foi desenvolvida em uma escola da rede pública municipal na cidade do Jaboatão dos Guararapes, situada na Região Metropolitana do Recife na qual realizamos observações de aulas, entrevista com a professora e aplicação de um exercício aos estudantes. Os dados foram analisados a partir dos referenciais da análise temática, propostos por Bardin (1977) para a análise do conteúdo das comunicações. Os resultados apontaram que os estudantes compreendem o tempo apoiando-se em sua dimensão cronológica e linear e, ainda assim, a sequenciação de fatos depende da presença de elementos concretos e apresentados de forma ordenada. Por outro lado, o entendimento sobre a relação de simultaneidade entre acontecimentos mostrou-se limitado a eventos do tempo presente, sem a percepção da simultaneidade entre fatos do passado. Assim, inferimos que o entendimento sobre a temporalidade histórica estaria em fase inicial de construção, uma vez que a noção de tempo cronológico e linear é predominante na assimilação revelada pelas crianças.
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