A escrita ortográfica dos alunos em processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52890Palavras-chave:
Avaliação Nacional de Alfabetização, Proficiência, Escrita ortográfica, Teoria Histórico-CulturalResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades ortográficas que uma turma de alunos do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental apresenta no processo da escrita de palavras. Para isto, tornou-se fundamental discutir os índices de proficiência, no Brasil, procurando compreender o cenário da alfabetização, diante das políticas públicas da educação nacional. Este estudo se fundamentou em documentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e outras fontes que abordam tal temática, tendo como foco a Teoria Histórico-Cultural. Foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental e a análise das alterações ortográficas, identificadas no ditado de palavras aplicado aos sujeitos desta investigação. Verificou-se que, no ensino da escrita, a assimilação das regras ortográficas exige do aluno uma capacidade altamente complexa de abstração dos símbolos que constituem o sistema alfabético, advinda do desenvolvimento do pensamento, que ultrapassa o mecanismo de uma aprendizagem centrada na aquisição de sons e soletração de letras. Ficou evidente que alfabetizar é ir além da codificação e da decodificação, cabendo ao professor o domínio e a compreensão da linguagem escrita e o desenvolvimento dos instrumentos psíquicos dos alunos, o que o pensamento compreende pode ser expresso pelas mãos que escrevem.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/ escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 25 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. MEC e Inep divulgam resultados do Censo Escolar 2023. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira 2024a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais- de-conteudo/noticias/censo-escolar/mec-e-inep-divulgam-resultados-do- censo-escolar-2023. Acesso em: 19 out. 2024
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Saeb/Ana 2016 panorama do Brasil e dos estados. Brasília: MEC: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov. br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/ relatorio_saeb_ana_2016_panorama_do_brasil_e_dos_estados.pdf. Acesso em: 13 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Relatório de resultados do SAEB 2021: 2º ano do Ensino Fundamental. Brasília: MEC: INEP, 2024b. v. 2. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_ basica/saeb/2021/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2021_ volume_2.pdf. Acesso em: 25 jul. 2024.
CAMILO, Adelaide Maria Nunes. A segmentação de palavras e o processo de aquisição de linguagem. Signo, Campinas, v. 38, n. 65, p. 4–21, 2013. DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4173.
DANGIÓ, Meiredos Santos; MARTINS, Lígia Márcia. Aconcepçãohistóricocultural de alfabetização. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 210220, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13214/9533. Acesso em: 11 out. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LURIA, Alexander Romanovich. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI, L. S.; LEONTIEV, A. N.; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2006. p. 143-189.
NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da aprendizagem. 3. ed. rev. Fortaleza: UECE, 2015. Disponível em: https:// educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431616/2/Livro_Psicologia%20 da%20Aprendizagem.pdf. Acesso em: 17 ago. 2025.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escolhidas. Madri: Visor, 1995. t. 3.
ZORZI, Jaime. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
ZORZI, Jaime. As letras falam: metodologia para alfabetização. São Paulo: Phonics Editora, 2017. Disponível em: https://www.phonicseditora.com.br/ downloads/As_Letras_Falam_2a_edicao-manual-de-aplicacao_final.pdf. Acesso em: 11 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fatima Aparecida de Souza Francioli, Vanessa de Souza da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.














