Em que circunstâncias os estudantes do Ensino Médio justificam o uso da violência na solução de conflitos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52057

Palavras-chave:

Violência, Conflitos, Ensino Médio, Espaço escolar, Justiça restaurativa

Resumo

A violência reflete questões socioeconômicas e culturais, tornando-se uma preocupação crescente no Brasil. O presente estudo investigou grupos de estudantes de Curitiba-PR com o propósito de analisar como eles interpretam e justificam o uso da violência, principalmente para resolução de conflitos, assim como, abordar a relevância das práticas restaurativas como alternativa não violenta no manejo dos conflitos. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, com dados obtidos através de grupos focais entre os estudantes do Ensino Médio do CE Teobaldo Kletemberg. Também foi realizada a aplicação de questionário fechado e com perguntas abertas junto aos estudantes do CE Protásio de Carvalho. Por meio dos dados coletados, foi possível observar como a violência está intensamente inserida no ambiente escolar. As narrativas dos estudantes apontaram que seus envolvimentos em conflitos são influenciados por emoções. Logo, a dificuldade de comunicar seus sentimentos durante uma discussão podem levá-los a expressarem fisicamente as emoções, por meio da agressão. Neste contexto, a Justiça Restaurativa surge como alternativa, promovendo diálogo, reflexão e aproximação entre vítima e ofensor em relação à composição pacífica de conflitos no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Francieli Oliveira Carvalho de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) - PUCPR em 2022-2023. Curitiba, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: francieli.o.c.de.souza@gmail.com. 

Cezar Bueno de Lima, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor visitante do Programa de Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique. Curitiba, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: c.bueno@pucpr.br. 

Vitória Harue Nakayama Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduanda em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Curitiba, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: vitoriaharue@gmail.com. 

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Publicado

28-02-2025

Como Citar

SOUZA, Francieli Oliveira Carvalho de; LIMA, Cezar Bueno de; FERNANDES, Vitória Harue Nakayama. Em que circunstâncias os estudantes do Ensino Médio justificam o uso da violência na solução de conflitos?. Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.52057. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/52057. Acesso em: 5 dez. 2025.