Ações docentes, tecnologias digitais e inovação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p9Palavras-chave:
Inovação Pedagógica, Tecnologias, CiberculturaResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou analisar quais ações docentes contribuem para a organização de currículos inovadores e adequados aos desafios da Educação Superior no século XXI. Teoricamente apresentam-se discussões acerca do conceito de inovação no ensino superior e suas relações com o currículo e a pedagogia universitária. O recorte refere-se as ações docentes vinculadas as tecnologias digitais. Metodologicamente optou-se pela abordagem qualitativa no contexto da pesquisa exploratória e descritiva. Os sujeitos foram seis professores das áreas da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Tecnologias de uma Universidade Comunitária. Foram consultados documentos institucionais e realizadas rodas de conversa por meio da técnica grupo focal. Dito isto, é importante destacar que as tecnologias, a partir da fala desses professores, em todas as suas dimensões e possiblidades, são incorporadas por situações de necessidade, por vezes inusitadas e carecem de esforços institucionais da pedagogia universitária para avançar junto com os docentes. Em relação as ações os professores consideram a participação em grupos de estudo sobre inovação e tecnologia, o exercício da autocrítica, a compreensão dos conceitos de inovação quanto ao uso de tecnologias digitais, pensar estratégias pedagógicas orientadas pela perspectiva dos acadêmicos em relação as tecnologias digitais. Os docentes afirmaram que desenvolvem inovações com tecnologias digitais que iniciaram de forma isolada e se expandem para outras disciplinas.
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