O uso de tecnologias digitais na visão de professores em processo de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p155

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Ensino, Professor, Ensino de ciências

Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar a percepção de professores em formação sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, realizada com um grupo de doze estudantes de um Curso de Especialização em Ensino de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado Paraná. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas. Adotou-se neste artigo um referencial teórico que nos permitisse analisar as concepções dos participantes a partir de autores como Lévy (1999), Salomon(1992), Cool e Monereo(2010) e Silva (2002; 2010). Constatou-se, por meio da análise dos dados coletados, que os pesquisados apresentam uma concepção de tecnologia ainda muita presa às premissas do passado, considerando como recurso de apoio apenas a fala do professor ou com ênfase no caráter motivacional. Quanto ao uso como ferramenta didática, estes a consideram de grande valia, porém não se sentem integralmente aptos a utilizá-la. Ressalta-se que, apesar dos pesquisados estarem em plena formação, os conteúdos e práticas relativas ao uso das tecnologias não se apresentam como componente curricular no curso em questão, mesmo se tratando de um curso na área de ensino.

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Biografia do Autor

Yara Emilia Arlindo Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Biocências pela UNESP. Professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Diene Eire Méllo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós doutora em educaçao pela Universidade aberta de POrtugal. Professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Dirce Aparecida Foletto Moraes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.  

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Publicado

07-12-2018

Como Citar

SILVA, Yara Emilia Arlindo; MÉLLO, Diene Eire; MORAES, Dirce Aparecida Foletto. O uso de tecnologias digitais na visão de professores em processo de formação. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 2, p. 155–175, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n2p155. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/35721. Acesso em: 11 dez. 2024.

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