Contributos para uma análise crítica do discurso oficial sobre educação literária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p96

Palavras-chave:

Educação Literária, Currículo, Literatura, Leitura

Resumo

Neste texto, pretendemos apresentar alguns contributos para a análise do discurso oficial que emerge da transposição do conceito de educação literária para os textos normativos referentes à disciplina de Português, no Ensino Básico, em Portugal. Assim, procuramos discutir, num primeiro momento, o próprio conceito de educação literária, para, em momento seguinte, o articularmos com a problemática da leitura literária. Procuramos igualmente, ainda no quadro da reflexão teórica, destacar a relação entre a leitura literária e a subjetividade do leitor. Posteriormente, procedendo a análise documental dos acima referidos textos normativos, apresentaremos uma leitura analítica e crítica do discurso oficial. Concluímos que parece existir uma desadequação entre os objetivos de uma efetiva educação literária e o Programa e Metas Curriculares de Português com possíveis implicações negativas no possível leque de práticas adotadas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Melo, Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo

Mestre em Ensino pela Universidade de Évora / Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo. Portugal.

Paulo Lampreia Costa, Universidade de Évora (UE)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Évora / Universidade de Évora-Departamento de Pedagogia e Educação; Centro de Investigação em Educação e Psicologia-CIEP-EU. 

Referências

ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA. Dicionário do português contemporâneo. Lisboa: Verbo, 2001. v. 2.

AGUIAR E SILVA, Vítor. Teoria da Literatura. 8. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1988.

AZEVEDO, Fernando; BALÇA, Ângela. Educação literária e formação de leitores. In: AZEVEDO, Fernando; BALÇA, Ângela. (Coord.). Leitura e educação literária. Lisboa: PACTOR, 2016. 1-13

COLOMER, Teresa De la enseñanza de la literatura a la educación literaria. Comunicación, Lenguaje y Educación, Madrid, n. 9, p. 21-32, 1991. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=126236. Acesso em: 21 ago. 2017.

COLOMER, Teresa. La didáctica de la literatura: temas y líneas de investigación e innovación. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2010a. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/la-didactica-de-la-literatura-temas-y-lineas-de-investigacion-e-innovacion/html/926cb127-44d0-45c4-aaca-09dbc8abea01_2.html. Acesso em: 21 ago. 2017.

COLOMER, Teresa. La educación literaria. In: MIRET, Inés; ARMENDANO, Cristina (Coord.). Lectura y bibliotecas escolares. Madrid: Fundación Santillana, 2011. (Metas Educativas 2021). p. 73-82.

COLOMER, Teresa. La evolución de la enseñanza literaria. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2010b. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra/la-evolucion-de-la-ensenanza-literaria/. Acesso em: 21 ago. 2017.

COSTA, Paulo. Algumas notas sobre discurso oficial para o Português: as metas curriculares e a educação literária. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v. 26. n. 3, 2015.

COSTA, Paulo. Literatura, cânones, clássicos. In: BALÇA, Â.; PIRES, M. N. C. Literatura infantil e juvenil formação de leitores. Lisboa: Santillana, 2013. (Coleção Educação em Análise).

DUFAYS, Jean-Louis. La lecture littéraire, des “pratiques du terrain” aux modèles théoriques. Lidil: revue de linguistique et de didactique des langues, Saint-Martin-d'Hères, n. 33, p. 79-101, 2006. Disponível em: https://lidil.revues.org/60. Acesso em: 21 ago. 2017.

FERRAZ, Maria de Lourdes. Literatura. In: BIBLOS: enciclopédia verbo das literaturas de língua portuguesa. São Paulo: Verbo, 1997. v. 2.

MENDOZA FILLOLA, Antonio. El intertexto del lector: un análisis desde la perspectiva de la enseñanza de la literatura. Signa: revista de la Asociación Española de Semiótica, Madrid, n. 5, p. 265-288, 1996.

MENDOZA FILLOLA, Antonio. La educación literaria: bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Málaga: Ediciones Aljibe, 2004.

PORTUGAL. Despacho n. 10874/2012, de 10 de agosto. Diário da República, Lisboa, 2 série, n. 155, 10 ago. 2012a. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/legislacao. Acesso em: 30 jul. 2017.

PORTUGAL. Despacho n. 17169/2011, de 23 de Dezembro. Diário da República, Lisboa, 2 série, n. 245, 23 dez. 2011. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Legislacao/despacho_17169_2011.pdf. Acesso em: 30 jul. 2017.

PORTUGAL. Despacho n.º 15971/2012, de 14 de dezembro. Diário da República, Lisboa, 2 série, n. 242, 14 dez. 2012b. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/legislacao. Acesso em: 30 jul. 2017.

PORTUGAL. Despacho n.º 2109/2015, de 27 de fevereiro. Diário da República, Lisboa, 2 série, n. 41, 27 fev. 2015a. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/legislacao. Acesso em: 30 jul. 2017.

PORTUGAL. Despacho n.º 7442-D/2015, de 6 de julho. Diário da República, Lisboa, 2 série, n. 129, 6 jul. 2015b. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/legislacao. Acesso em: 21 ago. 2017.

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Metas curriculares de português: ensino básico: 1.º, 2.º e 3.º ciclos. Lisboa, 2012c.

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Programa e metas curriculares de português para o ensino básico. Lisboa: Departamento de Educação Básica, 2015c.

RECHOU, Blanca-Ana Roig. Educación literaria. Literatura infantil y juvenil. Una propuesta multicultural. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 362-370, 2012.

ROUXEL, Annie. Pratiques de lecture: quelles voies pour favoriser l’expression du sujet lecteur? Le Français Aujourd’hui, [S. l.], n. 157, p. 65-73, 2007. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-le-francais-aujourd-hui-2007-2.htm. Acesso em: 21 ago. 2017.

ROUXEL, Annie. Qu’entend-on par lecture littéraire? Eduscol: informer et accompagner les professionnels de l’éducation. 2002. Disponível em: http://eduscol.education.fr/cid46315/qu-entend-on-par-lecture-litteraire%C2%A0.html. Acesso em: 22 ago. 2017.

STEINER, George. O silêncio dos livros. Lisboa: Gradiva, 2007.

Downloads

Publicado

07-12-2018

Como Citar

MELO, Sandra; COSTA, Paulo Lampreia. Contributos para uma análise crítica do discurso oficial sobre educação literária. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 2, p. 96–119, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n2p96. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/35460. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.