Educação em tempos de pandemia num agrupamento de escolas português: desafios, adaptações e lições para o futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.53260

Palavras-chave:

Comunidade, Ensino remoto de emergência, Escola, Pandemia, Parceria

Resumo

A pandemia por Covid-19 trouxe novos desafios às escolas portuguesas. As medidas governamentais para mitigar a propagação do vírus conduziram à suspensão das atividades letivas presenciais e à implementação do ensino remoto de emergência. No contexto do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Évora, investigou-se como o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e os seus parceiros encontraram estratégias para garantir a continuidade da educação durante a pandemia. O estudo assentou numa metodologia mista, tendo como objetivos (1) identificar as medidas adotadas pelo Agrupamento de Escolas em situação de pandemia; (2) analisar as implicações dessas medidas; (3) verificar o apoio dos parceiros educativos; (4) conhecer o impacto que o ensino remoto de emergência teve no trabalho dos docentes e dos alunos; (5) propor adequações nas práticas pedagógicas a implementar no futuro. Para isso, foram analisados documentos orientadores do Agrupamento, realizaram-se entrevistas semiestruturadas e aplicaram-se questionários a elementos da Direção do Agrupamento, docentes, técnicos, pais, parceiros e alunos. Os resultados revelaram a existência de uma boa dinâmica entre a escola, a família e a comunidade. O apoio dos parceiros foi fundamental para a manutenção do ensino e para mitigar as desigualdades sociais durante o ensino remoto de emergência.

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Biografia do Autor

Susana Isabel Peixeiro Pereira, University of Évora

Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Évora.  Évora, Portugal. Endereço eletrônico: spsusypereira@gmail.com. 

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Publicado

19-06-2025

Como Citar

PEREIRA, Susana Isabel Peixeiro. Educação em tempos de pandemia num agrupamento de escolas português: desafios, adaptações e lições para o futuro . Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–15, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.53260. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/53260. Acesso em: 7 jul. 2025.