O Uso de feedback no processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.53259Palavras-chave:
Feedback, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de inglês, Avaliação, AprendizagemResumo
O presente estudo tem como objetivo compreender o impacto do feedback no processo de ensino e aprendizagem de inglês em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O embasamento teórico, dividido em três eixos, aborda: a EJA e a legislação educacional no ensino de inglês; a avaliação na EJA; e o feedback como ferramenta da avaliação formativa, com base em autores como Earl (2003), Brookhart (2008), Villas Boas (2014), Galdino (2018) e Tsagari et al. (2018). Trata-se de uma pesquisa-ação, cuja coleta de dados envolveu observação participante, notas de campo e grupos focais com estudantes. Os resultados revelaram que, inicialmente, os discentes associavam o feedback a métodos tradicionais de avaliação, com pouca vivência prévia dessa prática. Após a intervenção, o feedback foi compreendido como ferramenta que vai além da comunicação de resultados, contribuindo para a superação de inseguranças, o fortalecimento da motivação e da confiança no processo de aprendizagem. A relação entre professora e estudantes, mediada por essa ferramenta, mostrou-se essencial para a construção de um ambiente colaborativo e motivador, favorecendo o desenvolvimento dos discentes e a ressignificação da avaliação na EJA.
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