A Organização Político-Normativa da Educação Escolar Indígena na Perspectiva Especial e Inclusiva do Estado de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.53257

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Educação especial e inclusiva, Organização político-normativa, Educando(a) indígena com deficiência

Resumo

Neste trabalho, discutimos as políticas da Educação Especial e Inclusiva nos territórios indígenas localizados no Estado de Pernambuco. Essa pesquisa analisa a organização político-normativa em níveis federais e estaduais à inclusão dos(as) educandos(as) indígenas com deficiência. Analisando os documentos legislativos, surge o questionamento: “Como a Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEDUC/PE) organizou a Educação Escolar Indígena na Perspectiva Especial e Inclusiva?”. Nosso objetivo geral é explicar a organização de modo inclusivo para os(as) educandos(as) indígenas com deficiência. Nesse sentido, especificamente tendo os objetivos de analisar documentos legislativos e discutir a organização político-normativa da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco. Com a SEDUC/PE como marco institucional, a justificativa do artigo é embasar novas pesquisas para o cumprimento das obrigações legais de acessibilidade, materiais assistivos, formações iniciais e continuadas segundo os modos e crenças indígenas. Para isso, o marco teórico da decolonialidade amparou discussões sobre Etnofagia Estatal (Patzi, 1999); Estado Uninacional no Brasil (Feitosa, 2017); Interculturalidade Funcional (Tubino, 2005); enunciados político-normativos Brasileiros (Petelin, 2023); e ausências nos referenciais político-pedagógicos (Novak; Mileski; Andrioli, 2013). Uma pesquisa qualitativa (Minayo, 1994) fundamentada na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) sobre as fontes documentais (Cechinel et al., 2016) de legislações federais e estadual. Nas análises, verificaram-se os avanços e limitações dessas leis, evidenciando a omissão, fragilização e desatualização de uma organização político-normativa homogênea, não-indígena, pela influência de agentes políticos hegemônicos interessados no enfraquecimento das escolas indígenas e das práticas diferenciadas, como o Atendimento Educacional Especializado para os(as) educandos(a) indígenas com deficiência.

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Biografia do Autor

Alexandre Evangelista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes.

Antonio Lisboa Santos Silva Júnior, Universidade Federal de Roraima

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima. Professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima.

Alan Ricardo Costa, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor Adjunto da Universidade Federal de Roraima.

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Publicado

19-11-2025

Como Citar

SILVA, Alexandre Evangelista da; SILVA JÚNIOR, Antonio Lisboa Santos; COSTA, Alan Ricardo. A Organização Político-Normativa da Educação Escolar Indígena na Perspectiva Especial e Inclusiva do Estado de Pernambuco. Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–34, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.53257. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/53257. Acesso em: 25 dez. 2025.