Cotas raciais, NEABs e ações afirmativas: implementação e impactos na UEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52665

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Cotas raciais, Ensino Superior, Lei 10.639/2003, Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este artigo analisa as políticas de ações afirmativas no ensino superior brasileiro, com ênfase na Universidade Estadual de Londrina (UEL). As ações afirmativas, como o sistema de cotas e a Lei 10.639/2003, emergem como estratégias essenciais para reparar desigualdades históricas e promover a equidade racial e social. Com base em referenciais teóricos e dados sobre a implementação dessas políticas, discute-se sua relevância, os desafios enfrentados e os impactos na democratização do ensino superior. Embora tenham contribuído para o aumento da representatividade negra e indígena nas universidades, ainda persistem dificuldades relacionadas à permanência estudantil e à resistência social. O estudo reforça a importância da ampliação e do fortalecimento dessas políticas, bem como do compromisso institucional na promoção de um ambiente acadêmico mais inclusivo e antirracista.

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Biografia do Autor

Gabriela Paula Santos, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Colaboradora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: gabriela.paula21@uel.br.

Simone Burioli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Docente da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: prof.simone@uel.br.

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Publicado

16-08-2025

Como Citar

SANTOS, Gabriela Paula; BURIOLI, Simone. Cotas raciais, NEABs e ações afirmativas: implementação e impactos na UEL . Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.52665. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/52665. Acesso em: 17 nov. 2025.