Diferentes gerações: estudantes e professores na construção de competências digitais e as orientações políticas educacionais (1996 a 2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52606

Palavras-chave:

Competências digitais, Diferentes gerações, Educação, Políticas Educacionais, TDIC

Resumo

As tecnologias desenvolvidas ao longo da história impulsionaram avanços e desafios à sociedade. Na educação, um dos desafios é integrar recursos tecnológicos na aprendizagem de estudantes de diferentes gerações para promover as competências digitais para todos. O objetivo foi analisar criticamente a inserção das tecnologias na educação brasileira entre 1996 e 2023, destacando marcos históricos e políticas que orientam o uso das TDIC para o desenvolvimento de competências digitais de professores e estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, que examina legislações, programas e diretrizes educacionais. Os resultados indicam que as políticas e programas objetivam modernizar o ensino e ampliar o acesso ao conhecimento. Mas para que o desenvolvimento das competências digitais ocorra, é fundamental proporcionar acesso equitativo ao conhecimento, investir no fornecimento de dispositivos digitais, na conectividade para estudantes vulneráveis e na capacitação contínua dos educadores.

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Biografia do Autor

Vânia Rodrigues Nicolau, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora da Rede Municipal de Umuarama. Umuarama, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: vania_vrn@hotmail.com.

Simone Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação e doutora em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá. Professora da Rede Municipal de Maria Helena. Maria Helena, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: assimoni100@gmail.com.

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista. Professora da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: lgbbianchini@uem.br.

Karina Luciane Silva Deolindo, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Docente da Faculdade Reges - Osvaldo Cruz. Maringá, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: karina_deolindo@hotmail.com.

Shirley Cristiane Cintra, Universidade Paranaense

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora da Universidade Paranaense. Umuarama, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: shirleycintra@prof.unipar.br.

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Publicado

12-08-2025

Como Citar

NICOLAU, Vânia Rodrigues; SANTOS, Simone Aparecida dos; BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; DEOLINDO, Karina Luciane Silva; CINTRA, Shirley Cristiane. Diferentes gerações: estudantes e professores na construção de competências digitais e as orientações políticas educacionais (1996 a 2023). Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.52606. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/52606. Acesso em: 5 dez. 2025.