Diferentes gerações: estudantes e professores na construção de competências digitais e as orientações políticas educacionais (1996 a 2023)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52606Palavras-chave:
Competências digitais, Diferentes gerações, Educação, Políticas Educacionais, TDICResumo
As tecnologias desenvolvidas ao longo da história impulsionaram avanços e desafios à sociedade. Na educação, um dos desafios é integrar recursos tecnológicos na aprendizagem de estudantes de diferentes gerações para promover as competências digitais para todos. O objetivo foi analisar criticamente a inserção das tecnologias na educação brasileira entre 1996 e 2023, destacando marcos históricos e políticas que orientam o uso das TDIC para o desenvolvimento de competências digitais de professores e estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, que examina legislações, programas e diretrizes educacionais. Os resultados indicam que as políticas e programas objetivam modernizar o ensino e ampliar o acesso ao conhecimento. Mas para que o desenvolvimento das competências digitais ocorra, é fundamental proporcionar acesso equitativo ao conhecimento, investir no fornecimento de dispositivos digitais, na conectividade para estudantes vulneráveis e na capacitação contínua dos educadores.
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