Cursinho popular, Ensino Médio e a problemática do acesso à Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52555

Palavras-chave:

Cursinho popular, Desigualdade, Amazônia, Seleção

Resumo

Neste artigo analisamos a adoção dos cursinhos populares como mecanismo para lidar com as desigualdades educacionais evidenciadas no acesso à Educação Superior, por parte das juventudes brasileiras. A partir do caso do cursinho vinculado a um programa de extensão de uma universidade pública, objeto de estudo de pesquisa de mestrado em Educação, são realizadas problematizações sobre a reforma do Ensino Médio e seu potencial de ampliação de abismos via currículos disformes e como os cursinhos populares buscam lidar com as contradições próprias do sistema econômico e, assim como as ações afirmativas, possibilitar uma ruptura com a lógica de privilégio dos já privilegiados (abastados). Por meio da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica - que mobilizou estudos proeminentes sobre a temática; e documental - cuja fonte central são documentos do programa intitulado Pró-Enem, os dados indicam que há dificuldades para manutenção do cursinho, como infraestrutura e pessoal voluntário, além das próprias do seu público (custos com deslocamento e alimentação), mostrando a dificuldade de capilaridade do programa, que encerrou suas atividades no final do ano de 2024, com bons índices de aprovação do seu alunado em universidades públicas: 54 aprovados para acessarem este espaço.

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Biografia do Autor

Aryanne Mila Barros, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTece/UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Endereço eletrônico: aryanne.barros@sou.ufmt.br.

 

Renata Teixeira Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTece/UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Endereço eletrônico: renata.nascimento2@sou.ufmt.br.

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Endereço eletrônico: analaracg@gmail.com.   

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Publicado

06-06-2025

Como Citar

BARROS, Aryanne Mila; NASCIMENTO, Renata Teixeira; CASAGRANDE, Ana Lara. Cursinho popular, Ensino Médio e a problemática do acesso à Educação Superior. Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.52555. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/52555. Acesso em: 7 jul. 2025.