O que diagnosticamos quando avaliamos uma criança? Encontros e desencontros entre a saúde mental e a educação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n4p920Palavras-chave:
Centro Psicossocial infanto-juvenil, Educação, Discurso capitalista, Biopoder, MedicalizaçãoResumo
Ao longo de 20 anos, um Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil da cidade de São Paulo sustentou, junto às escolas públicas de seu território de abrangência, um espaço mensal de trocas de experiências e construção de um saber possível entre a saúde mental e a educação, conhecido como Fórum de Escolas. O presente artigo propõe-se a analisar as falas recorrentes trazidas pelos educadores nesses encontros à luz de conceitos psicanalíticos, sociológicos e filosóficos, identificando o atravessamento do discurso capitalista, da biopolítica e da medicalização da vida nos diagnósticos e práticas educacionais. Por fim, aborda-se o próprio dispositivo “Fórum de Escolas” como lugar de desconstrução do discurso instituído, de problematização do processo de desenvolvimento psicossocial e de construção de um saber transdisciplinar sobre o sujeito-criança que re-empodera o professor em seu saber-fazer e torna a escola um lugar de encontros e possibilidades.
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