O que diagnosticamos quando avaliamos uma criança? Encontros e desencontros entre a saúde mental e a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n4p920

Palavras-chave:

Centro Psicossocial infanto-juvenil, Educação, Discurso capitalista, Biopoder, Medicalização

Resumo

Ao longo de 20 anos, um Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil da cidade de São Paulo sustentou, junto às escolas públicas de seu território de abrangência, um espaço mensal de trocas de experiências e construção de um saber possível entre a saúde mental e a educação, conhecido como Fórum de Escolas. O presente artigo propõe-se a analisar as falas recorrentes trazidas pelos educadores nesses encontros à luz de conceitos psicanalíticos, sociológicos e filosóficos, identificando o atravessamento do discurso capitalista, da biopolítica e da medicalização da vida nos diagnósticos e práticas educacionais. Por fim, aborda-se o próprio dispositivo “Fórum de Escolas” como lugar de desconstrução do discurso instituído, de problematização do processo de desenvolvimento psicossocial e de construção de um saber transdisciplinar sobre o sujeito-criança que re-empodera o professor em seu saber-fazer e torna a escola um lugar de encontros e possibilidades.

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Biografia do Autor

Patrícia Helena Malachowski Choueri, Universidade de São Paulo

Patrícia Helena Malachowski Choueri é psicanalista, graduada em Psicologia pela USP, especialista em Psicologia Hospitalar pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e em Psicoterapia Breve Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae. É membro dos Percursos Formativos do Fórum Lacaniano de São Paulo e psicóloga concursada da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é gestora de um Caps Álcool e Drogas na Capital Paulista. Endereço eletrônico: patriciachoueri@yahoo.com.

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

CHOUERI, Patrícia Helena Malachowski. O que diagnosticamos quando avaliamos uma criança? Encontros e desencontros entre a saúde mental e a educação. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 4, p. 920–943, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n4p920. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/51858. Acesso em: 27 jan. 2025.

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