Onde estão nossos educadores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p360

Palavras-chave:

redes sociais, relações de convivência, desenvolvimento cultural.

Resumo

No presente texto, tem-se como objetivo examinar alguns efeitos das redes sociais na vida humana. Parte-se da descrição e análise de acontecimentos já realizadas por alguns poucos autores preocupados com a problemática, procurando delinear efeitos de curto e médio prazo nas relações de convivência das pessoas e suas consequências para o funcionamento e estrutura psíquica individual, como também possíveis repercussões e consequências na vida política e social. Examina-se com algum detalhamento possíveis consequências desses novos modos de ser sociais no desenvolvimento do intelecto e da personalidade de crianças e adolescentes e indaga-se o porquê do silêncio de nossos educadores a respeito da questão aqui examinada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Tunes, Universidade de Brasília

Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília, (UNB, 1971). Mestra em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP. 1976). Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, (USP, 1981).

Zoia Prestes, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estadual de Moscou (MGPU, 1983). Mestra em Ciências Pedagógicas pela Universidade Estadual de Pedagogia de Moscou (MGPU, 1985). Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UNB, 2010).

Referências

ESTADOS americanos processam Meta por efeitos do Instagram sobre crianças. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 out. 2022. Disponivel em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/10/instagram-esta-ligado-a-depressao-ansiedade-e-insonia-em-criancas-diz-acao-movida-nos-eua. Acesso em: 24 de out. 2023.

BARTHOLO, Roberto. Os labirintos do silêncio: cosmovisão e tecnologia na modernidade. São Paulo: Marco Zero, 1986.

BRANDÃO, Karine Fernandes. A polêmica PL das fake News, até onde vai a liberdade de expressão na internet?. In: CONGRESSO NACIONAL UNIVERSIDADE EAD E SOFTWARE LIVRE, 2023, Belo Horizonte. Anais [...]. [Belo Horizonte: s. n.], 2023.

CLARKE, Arthur C. 2001: uma odisseia no espaço. Tradução de Fábio Fernandes. São Paulo: Editora Aleph, 2013.

FERSTER, Charles B.; SKINNER, Burrhus F. Schedules of reinforcement. New York: Appleton-Century-Crofts, 1957. DOI: https://doi.org/10.1037/10627-000

FISHER, Max. A máquina do caos:como as redes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo. Tradução de Érico Assis. São Paulo: Todavia, 2023.

ILLICH, Ivan. En el viñedo del texto, etologia de la lectura: un comentário al “Didascálicon” de Hugo de San Víctor. Tradução Marta I. González Garcia. México: Fondo de Cultura Econômica, 2002.

ILLICH, Ivan. Obras reunidas. México: Fondo de Cultura Econômica, 2006.

LEGISLADORES da Flórida aprovam proibição de redes sociais para menores de 16 anos. O Globo, Rio de Janeiro, 23 fev. 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2024/02/23/legisladores-da-florida-aprovam-proibicao-de-redes-sociais-para-menores-de-16-anos.ghtml. Acesso em: 24 fev. 2024.

MARK Zuckerberg pede desculpas às famílias de crianças vpitimas de danos causados pelas redes sociais. G1, São Paulo, 31 jan. 2024. Disponivel em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2024/01/31/mark-zuckerberg-pede-desculpas-as-familias-de-criancas-vitimas-de-danos-causados-pelas-redes-sociais.ghtml. Acesso em: 31 de jan. 2024.

MATTOS, Laura. Escolas fecham o cerco a uso de celular na volta às aulas. Folha de São Paulo, São Paulo, 5 fev. 2024.

PEREIRA, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues. A construção da desinformação e o papel das redes sociais na sociedade contemporânea. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 23, n. 240, p. 99-101, 2023.

SILVA, Gabriela T.; BARTHOLO, Roberto. Três caminhos para a servidão. Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 18, n. 1/2, p. 17-40, jan./dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922003000100004

VERAKSA, Nikolai. Prefácio. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psirrologuia [Psicologia]. Moskva: Aprel Press, 2002.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. História do desenvolvimento das funções psíquicas superiores. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras reunidas. Moskva: Pedagoguika, 1983. t. 3. p. 5-328.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. O instrumento e o signo no desenvolvimento da criança. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras reunidas. Moskva: Pedagoguika, 1984. t. 6. p. 5-90.

Downloads

Publicado

21-06-2024

Como Citar

TUNES, Elizabeth; PRESTES, Zoia. Onde estão nossos educadores?. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 360–374, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p360. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50467. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.