O conceito de formação na filosofia de Hegel, Kant e Dewey

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p92

Palavras-chave:

Formação; Ensino de filosofia; Pensamento; Hegel; Kant; Dewey

Resumo

Este trabalho busca compreender o conceito de formação como temática central da filosofia da educação. A questão que enreda a análise proposta é: Em que bases a formação pode ser conceituada? O problema posto delimita o seguinte objetivo deste estudo: analisar o conceito de formação na perspectiva filosófica de Hegel, Kant e Dewey para compreender sua relação com a educação. A metodologia da pesquisa é de caráter bibliográfico e consiste em analisar o conceito de formação na no pensamento de Hegel, Kant e Dewey. Como resultado, a pesquisa problematiza a concepção de formação do ser humano como subsidiária do conteúdo da filosofia na perspectiva de Hegel assemelhada a viagem e conhecimento. Indaga também a formação humana como filosofar sem o conteúdo filosófico acabado, como êxodo dos tutoramentos. Apresenta a alternativa de Dewey que aponta a dimensão conflituosa e problemática na contingência da situação como motor que move o pensamento e que move a vida e que este autor tematiza no conceito de experiência lastreado no princípio de continuidade e interação, reconstrução e crescimento. Filosofar é mergulhar na experiência, estar molhado da sua materialidade e imaterialidade histórica, social e cultural. A formação adquire o sentido de formagir educativo e democrático.

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Biografia do Autor

Darcísio Natal Muraro, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

MURARO, Darcísio Natal. O conceito de formação na filosofia de Hegel, Kant e Dewey. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 92–109, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p92. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49312. Acesso em: 25 jul. 2024.