Desconstrução e desfazimento do orçamento da educação pública no Brasil no período de 2018 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p242

Palavras-chave:

Educação pública; Investimento; Agenda neoliberal

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar a desconstrução e o desfazimento na área da educação realizados pelo governo federal entre 2018 e 2022. Por meio da abordagem quali-quantitativa, utilizou-se a análise exploratória documental para avaliar e refletir sobre os cortes e contingenciamentos de recursos no orçamento da União para a educação pública, bem como sobre seus reflexos. O projeto neoliberal dirigido por um representante de extrema direita toma forma e contornos sem precedentes. Na educação, observa-se um retrocesso significativo, sendo necessário, no próximo quadriênio, que se inicie um processo de reconstrução para além das decisões tomadas no período examinado: é preciso retomar o respeito à democracia na direção da efetividade de uma política pública para a educação como direito de todos e dever do Estado.

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Biografia do Autor

Jorge Marcos Ramos, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). São Paulo, Brasil.

Sérgio Marcus Nogueira Tavares, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Paulo, Brasil

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

RAMOS, J. M.; TAVARES, S. M. N. Desconstrução e desfazimento do orçamento da educação pública no Brasil no período de 2018 a 2022. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 242–260, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p242. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48839. Acesso em: 1 maio. 2024.