Ensino remoto de jornalismo: percepções docentes em um contexto pós-pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p573

Palavras-chave:

Ensino remoto, Tecnologias digitais, Ensino Superior, Jornalismo, Docência

Resumo

O tema deste artigo é o ensino mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) digitais durante o período da pandemia de Covid-19 (2020-2022). A delimitação do tema foca sobre as percepções de docentes dos cursos de Jornalismo, especificamente na rede pública da região Norte do país, a respeito do processo. Tendo como base epistemológica a complexidade, adotou-se como processo metodológico a análise de conteúdo sobre as respostas obtidas através de questionário. Delineou-se como objetivo geral: refletir sobre o modelo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, imposta durante a pandemia de Sars-Cov-2. Como objetivos específicos elencamos: mapear as percepções docentes a respeito dos processos de ensino-aprendizagem adotados no sistema remoto; descrever as principais ferramentas utilizadas pelos docentes durante o processo; cartografar suas percepções, seus desafios, dificuldades e experiências adquiridas. Como resultados, a pesquisa identificou a plataforma Google e suas ferramentas como a mais popular entre os docentes que responderam o questionário; a falta de aporte institucional para o desenvolvimento das atividades, que implicaram em sobreposição do espaço doméstico e profissional, acarretando maior despesa domiciliar e nenhuma compensação financeira; a necessidade de abertura dos canais de diálogo para refletir sobre a experiência e o processo de adoção das aulas remotas nos cursos de Jornalismo das universidades federais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Sbeghen Hoff, Universidade Federal do Amazonas - UFAM Universidade Federal de Roraima - UFRR

Graduado em Comunicação Social - Hab. Jornalismo, mestre em Letras e Cultura Regional, doutor em Ciências da Comunicação e Informação, docente do curso de Jornalismo da UFAM, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRR, líder do Grupo de Pesquisa em Processos Imagéticos (PRIMA-UFAM).

Poliany Rodrigues Silva , Universidade Federal do Amazonas

Estudante de Jornalismo, pesquisadora bolsista de PIBIC com bolsa da UFAM, integrante do Grupo de Pesquisa em Processos Imagéticos. 

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União: seção1, Brasília, DF, ano 114, p. 62, 17 jun. 2020. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-544-2020-06-16.pdf. Acesso em: 22 set. 2023.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 3. ed. São Paulo: Edição Autores Associados, 2003.

CALDAS, Lucas Rogério dos Reis; TELES, Maria Cecília; GUIMARAES, Aellanene Luiz Rosa; SOUSA, Josemara Fernandes Guedes de. Educação a distância durante a pandemia do COVID-19: percepção docente, qualidade de vida e ansiedade entre professores universitários de Minas Gerais, Brasil. Research, Society and Development, Itajubá, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25041. Acesso em: 20 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25041

CONTE, Elaine; OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach; BASEGIO, Antonio Carlos. Tecnologia assistiva, direitos humanos e educação inclusiva: uma nova sensibilidade. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33., p. 1-24, jul 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/xY3m8QFyHQwXzfXykFHYFHz/abstract/?lang=pt# Acesso em: 20 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698163600

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KUBO, Olga Mitsue; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 5, p. 1-19, 2001. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3321. Acesso em: 22 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v5i1.3321

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 137-144, 2000. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.6474

http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6474 Acesso em: 18 fev. 2022.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Ensino remoto ou ensino a distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários, Recife, v. 37, n. 1/2, p. 58-70, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/249044. Acesso em: 22 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.51359/2675-7354.2020.249044

PELLANDA, Nize Maria Campos; PINTO, Maira Meira. Autonarrativas no fluxo da pesquisa: operando com operações dos observadores. Educar em Revista, Curitiba, n. 57, p. 261-274, 2015. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/zzD79mGcFyjn4mF8LjLGMRf/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 20 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.41109

SILVA, Francisco Mendes da. Aspectos relevantes das novas tecnologias aplicadas à educação e dos desafios impostas para a atuação dos docentes. AKRÓPOLIS – Revista de Ciências Humanas, Umuarama, v. 11, n. 2, abr./jun. 2003. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/235577148.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 003, de 12 de agosto de 2020. Aprova o Regulamento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o Calendário Acadêmico Especial 2020, no âmbito do ensino de graduação da UFAM. Manaus: UFAM, 2020. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/3497/1/SEI_UFAM%20-%200276638%20-%20Resoluc%CC%A7a%CC%83o_0032020_CONSEPE_ERE.pdf. Acesso em: 22 set. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Portaria GR Nº111 de 20 de janeiro de 2022. Manaus: UFAM, 2022. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/5149/1/Portaria%20GR%20111.2022%20-%20atividades%20preferencialmente%20remotas.pdf . Acesso em: 27 nov. 2023.

VALENTE, José Armando; MORAN, José Manuel; ARANTES, Valéria Amorim (org.). Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.

VALENTE, José Armando. Informática na educação: confrontar ou transformar a escola. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 13, n. 24, p. 41-49, jan. 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10703. Acesso em: 22 set. 2023.

Downloads

Publicado

21-06-2024

Como Citar

HOFF, Rafael Sbeghen; SILVA , Poliany Rodrigues. Ensino remoto de jornalismo: percepções docentes em um contexto pós-pandêmico. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 573–593, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p573. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48725. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.