Ensino remoto de jornalismo: percepções docentes em um contexto pós-pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p573

Palavras-chave:

Ensino remoto, Tecnologias digitais, Ensino Superior, Jornalismo, Docência

Resumo

O tema deste artigo é o ensino mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) digitais durante o período da pandemia de Covid-19 (2020-2022). A delimitação do tema foca sobre as percepções de docentes dos cursos de Jornalismo, especificamente na rede pública da região Norte do país, a respeito do processo. Tendo como base epistemológica a complexidade, adotou-se como processo metodológico a análise de conteúdo sobre as respostas obtidas através de questionário. Delineou-se como objetivo geral: refletir sobre o modelo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, imposta durante a pandemia de Sars-Cov-2. Como objetivos específicos elencamos: mapear as percepções docentes a respeito dos processos de ensino-aprendizagem adotados no sistema remoto; descrever as principais ferramentas utilizadas pelos docentes durante o processo; cartografar suas percepções, seus desafios, dificuldades e experiências adquiridas. Como resultados, a pesquisa identificou a plataforma Google e suas ferramentas como a mais popular entre os docentes que responderam o questionário; a falta de aporte institucional para o desenvolvimento das atividades, que implicaram em sobreposição do espaço doméstico e profissional, acarretando maior despesa domiciliar e nenhuma compensação financeira; a necessidade de abertura dos canais de diálogo para refletir sobre a experiência e o processo de adoção das aulas remotas nos cursos de Jornalismo das universidades federais.

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Biografia do Autor

Rafael Sbeghen Hoff, Universidade Federal do Amazonas - UFAM Universidade Federal de Roraima - UFRR

Graduado em Comunicação Social - Hab. Jornalismo, mestre em Letras e Cultura Regional, doutor em Ciências da Comunicação e Informação, docente do curso de Jornalismo da UFAM, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRR, líder do Grupo de Pesquisa em Processos Imagéticos (PRIMA-UFAM).

Poliany Rodrigues Silva , Universidade Federal do Amazonas

Estudante de Jornalismo, pesquisadora bolsista de PIBIC com bolsa da UFAM, integrante do Grupo de Pesquisa em Processos Imagéticos. 

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Publicado

21-06-2024

Como Citar

HOFF, Rafael Sbeghen; SILVA , Poliany Rodrigues. Ensino remoto de jornalismo: percepções docentes em um contexto pós-pandêmico. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 573–593, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p573. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48725. Acesso em: 12 nov. 2024.

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