Aprendizagem e desenvolvimento: o papel do profissional docente no ensino na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n2p398

Palavras-chave:

Desenvolvimento psíquico infantil, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Infantil

Resumo

Ao considerar a Educação Infantil a primeira etapa da Educação Básica, é preciso entender como se dá o processo de ensino e aprendizagem nesse espaço formal e coletivo. Diante de tal afirmação, o presente texto discute a relação entre o desenvolvimento do psiquismo infantil e o ensino sistematizado na Educação Infantil, a fim de elucidar o papel do profissional docente da infância e a necessidade de ele conhecer as leis do desenvolvimento da criança que devem orientar a sua ação pedagógica. Para atingir o objetivo, optamos por desenvolver um trabalho bibliográfico, tendo como fundamento as premissas da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica que defendem a necessidade de um ensino sistematizado com caráter histórico e, ao mesmo tempo, dialético. Primeiramente, discorremos sobre o desenvolvimento do psiquismo humano a partir dos pressupostos das teorias adotadas. Em seguida, abordamos como as crianças aprendem e se desenvolvem, que culmina na terceira parte, com discussões sobre o papel do profissional docente na Educação Infantil. Por fim, como resultado dessas discussões, destacamos a relevância de entender o desenvolvimento da criança e, assim, organizar ações propositivas, de forma sistematizada, que possibilitem atingir os objetivos a que se quer alcançar na primeira etapa da educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michelle Cuesta Baggio, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, pela Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2004), pós graduada em Teoria Histórico-Cultural por esta mesma instituição (2008) e em Probelmas do desenvolvimento na infância e adolescência abordagem interdisciplinar pela Faculdade de desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS) (2014).

Luciana Pacheco Rigoleto Zamboni, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998)- UNESP, Pedagogia pela Faculdade de Educação de Osvaldo Cruz (2002)- FEOCRUZ e pós graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico, na modalidade a distância pela Facinter - Faculdade Internacional de Curitiba- Pr. ( 2004).  Desde 2017, atua no cargo de formadora educacional da Educação Infantil. Possui mestrado pela Universidade Estadual de Maringá - UEM - período de 2020 à 2022.

Elenice Gonçalves Simoni, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2004), pós graduada em Gestão Educacional, MBA Recursos Humanos. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2020/2021). Atua desde 2004 como professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede pública. Em 2009, passou a atuar como Assessora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Maringá. De 2017 até o momento atual, é Formadora Educacional da Educação Infantil da Rede Municipal de Maringá - Pr. 

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e pós doutorado em educação pela Universidade de São Paulo (2019). Professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá. 

Referências

BAGGIO, Michelle Liana Soria Cuesta. Organização da prática pedagógica na pré-escola: em pauta o SAEB. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2023.

ELKONIN, Daniil Borisovich. Sobre o problema da periodização do desenvolvimento psíquico na infância. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Ensino desenvolvimental: antologia: livro 1. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 149-172.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. As necessidades e os motivos da atividade. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Ensino desenvolvimental: antologia: livro 1. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 39-58.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2018. p. 59-84.

LURIA, Alexander Romanovich. Curso de psicologia geral: introdução evolucionista à Psicologia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

LURIA, Alexander Romanovich. Vigotskii. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2018. p. 21-37.

MARTINS, Lígia Márica. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2015. DOI: https://doi.org/10.36311/2016.978-85-7983-772-2.p103-121

PASQUALINI, Juliana Campregher. A teoria histórico-cultural da periodização do desenvolvimento psíquico como expressão do método materialismo dialético. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 64-90.

PASQUALINI, Juliana Campregher. O papel do professor e do ensino na Educação Infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. In: MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Editora UNESP: Cultura Acadêmica, 2010. p. 161-191.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SAITO, Heloisa Toshie Irie; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. Trabalho docente na Educação Infantil: olhares reflexivos para a ação intencional e planejada do ensino. Imagens da Educação, Maringá, v. 8, n. 1, p. 1-15, 2018. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i1.39310

SIMONI, Elenice Gonçalves. A organização do ensino na pré-escola na transição do jogo de papéis sociais para a atividade de estudo: contribuições da teoria histórico-cultural. 2023. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2023.

TULESKI, Silvana Calvo; EIDT, Nadia Mara. A periodização do desenvolvimento psíquico: atividade dominante e a formação das funções psíquicas superiores. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 35-62.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2018a. p. 103-118.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras Escogidas. Madrid: Visor, 1995. t. 3.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes; tradução de Cláudia da Costa Guimarães Santana. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018b.

ZAMBONI, Luciana Pacheco Rigoleto. Planejamento na creche: reflexões a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

BAGGIO, M. C.; ZAMBONI, L. P. R.; SIMONI, E. G.; TOSHIE IRIE SAITO, H. Aprendizagem e desenvolvimento: o papel do profissional docente no ensino na Educação Infantil. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 2, p. 398–417, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n2p398. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48683. Acesso em: 30 maio. 2024.