Aprendizagem e desenvolvimento: o papel do profissional docente no ensino na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n2p398Palavras-chave:
Desenvolvimento psíquico infantil, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação InfantilResumo
Ao considerar a Educação Infantil a primeira etapa da Educação Básica, é preciso entender como se dá o processo de ensino e aprendizagem nesse espaço formal e coletivo. Diante de tal afirmação, o presente texto discute a relação entre o desenvolvimento do psiquismo infantil e o ensino sistematizado na Educação Infantil, a fim de elucidar o papel do profissional docente da infância e a necessidade de ele conhecer as leis do desenvolvimento da criança que devem orientar a sua ação pedagógica. Para atingir o objetivo, optamos por desenvolver um trabalho bibliográfico, tendo como fundamento as premissas da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica que defendem a necessidade de um ensino sistematizado com caráter histórico e, ao mesmo tempo, dialético. Primeiramente, discorremos sobre o desenvolvimento do psiquismo humano a partir dos pressupostos das teorias adotadas. Em seguida, abordamos como as crianças aprendem e se desenvolvem, que culmina na terceira parte, com discussões sobre o papel do profissional docente na Educação Infantil. Por fim, como resultado dessas discussões, destacamos a relevância de entender o desenvolvimento da criança e, assim, organizar ações propositivas, de forma sistematizada, que possibilitem atingir os objetivos a que se quer alcançar na primeira etapa da educação.
Downloads
Referências
BAGGIO, Michelle Liana Soria Cuesta. Organização da prática pedagógica na pré-escola: em pauta o SAEB. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2023.
ELKONIN, Daniil Borisovich. Sobre o problema da periodização do desenvolvimento psíquico na infância. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Ensino desenvolvimental: antologia: livro 1. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 149-172.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. As necessidades e os motivos da atividade. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Ensino desenvolvimental: antologia: livro 1. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 39-58.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2018. p. 59-84.
LURIA, Alexander Romanovich. Curso de psicologia geral: introdução evolucionista à Psicologia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
LURIA, Alexander Romanovich. Vigotskii. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2018. p. 21-37.
MARTINS, Lígia Márica. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2015. DOI: https://doi.org/10.36311/2016.978-85-7983-772-2.p103-121
PASQUALINI, Juliana Campregher. A teoria histórico-cultural da periodização do desenvolvimento psíquico como expressão do método materialismo dialético. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 64-90.
PASQUALINI, Juliana Campregher. O papel do professor e do ensino na Educação Infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. In: MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Editora UNESP: Cultura Acadêmica, 2010. p. 161-191.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SAITO, Heloisa Toshie Irie; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. Trabalho docente na Educação Infantil: olhares reflexivos para a ação intencional e planejada do ensino. Imagens da Educação, Maringá, v. 8, n. 1, p. 1-15, 2018. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i1.39310
SIMONI, Elenice Gonçalves. A organização do ensino na pré-escola na transição do jogo de papéis sociais para a atividade de estudo: contribuições da teoria histórico-cultural. 2023. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2023.
TULESKI, Silvana Calvo; EIDT, Nadia Mara. A periodização do desenvolvimento psíquico: atividade dominante e a formação das funções psíquicas superiores. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 35-62.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2018a. p. 103-118.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras Escogidas. Madrid: Visor, 1995. t. 3.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes; tradução de Cláudia da Costa Guimarães Santana. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018b.
ZAMBONI, Luciana Pacheco Rigoleto. Planejamento na creche: reflexões a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Michelle Cuesta Baggio, Luciana Pacheco Rigoleto Zamboni, Elenice Gonçalves Simoni, Heloisa Toshie Irie Saito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.