A relação entre a arte conceitual e a matemática como forma de favorecer o processo de ensino aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p187

Palavras-chave:

Matemática, Arte Conceitual, Modelagem Matemática

Resumo

A pesquisa em questão relaciona a Arte Conceitual e a Matemática a partir da modelagem matemática com a finalidade de observar como estes podem favorecer o processo de ensino aprendizagem, tanto as Artes Visuais quanto a Matemática se relacionam na história da humanidade e convergem a um mesmo ponto que é a reflexão e o raciocínio humano. O objetivo deste artigo é investigar as contribuições da relação entre a Arte Conceitual e a Matemática para o processo de ensino aprendizagem. O método que relaciona a Arte Conceitual e a Matemática permite a realização de práticas que avançam na compreensão destes componentes valorizando o processo de ensino aprendizado e oportunizando significado à construção do entendimento da matemática e da Arte Conceitual. A pesquisa é uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa ação que teve como sujeitos os alunos do Ensino Médio e Técnico do Colégio Estadual Barbosa Ferraz de Ivaiporã-Pr. Os resultados descrevem a percepção dos alunos em relação ao trabalho pedagógico que faz uso da Arte Conceitual e da Matemática.

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Biografia do Autor

Luis Alberto Flores de Matos, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Ciências com Habilitação em matemática, Química, Pedagogia, Geografia, Artes, Física e Filosofia. Na atuação profissional é professor secundário do Estado do Paraná, ministrando aulas de matemática e educação financeira no ensino médio. Pós graduado em nível de especialização em matemática e física, educação ambiental e educação especial. Atualmente cursando Mestrado acadêmico em ensino de ciências e educação matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGECEM).

Nelson Silva Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1987) e em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006). Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, lotado no departamento de Artes. Docente permanente no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Mestrado).

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

MATOS, Luis Alberto Flores de; SILVA JUNIOR, Nelson. A relação entre a arte conceitual e a matemática como forma de favorecer o processo de ensino aprendizagem . Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 187–204, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p187. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48528. Acesso em: 17 dez. 2024.