Porque eles (elas) não abriram as câmeras? Reflexões sobre as aulas síncronas no Ensino Remoto Emergencial

Autores

  • Rute Elen do Nascimento Universidade Estadual de Londrina
  • Diene Eire de Mello Universidade Estadual de Londrina
  • Camila Fernandes de Lima Ferreira Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0001-9315-5172
  • Daniela Melaré Vieira Barros Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p98

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Abertura de Câmeras. Ensino superior.

Resumo

A pandemia chegou ao Brasil no início do ano de 2020, exigindo assim, que as aulas fossem ministradas em diversos formatos, entre eles, o uso de plataformas para acompanhamento e aulas por meio de videoconferência. As aulas passaram de presenciais em salas físicas para salas on-line. Entretanto, dentre as diversas dificuldades encontradas, uma causou grandes críticas dos professores, a “não abertura de câmeras” pelos estudantes. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo compreender a visão dos estudantes no que se refere a abertura de câmeras no decorrer do ERE (Ensino Remoto Emergencial) e identificar quais as principais causas não desveladas para a grande quantidade de estudantes não abrirem as câmeras no decorrer das aulas.  O estudo em questão, de abordagem qualitativa, teve como fonte de dados um questionário on-line enviado de forma conveniente a estudantes do Ensino Superior de várias instituições brasileiras (públicas e privadas) por meio da plataforma Google Formulários. Ao todo, responderam o instrumento 269 estudantes. Os resultados apontam diversas justificativas para a não abertura das câmeras como: falta de privacidade, ambiente inadequado, falta de obrigatoriedade e equipamentos e rede inadequados para o ERE. Os dados revelam que os estudantes tiveram muitas dificuldades nesse formato de estudo, e muitas delas não se referem exatamente às especificidades das aulas remotas síncronas mediadas pelas tecnologias, mas pelas próprias condições de vida dos estudantes. Assim, a análise aponta que as mudanças da sala de aula presencial para a sala virtual implicaram não só em mudanças pedagógicas ou estratégicas didáticas, mas em alterações profundas no modo de ser e estar em uma sala on-line

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Biografia do Autor

Rute Elen do Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2023).

Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia com Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Doutora em Educação pela UEM (2010). Pós doutora em Educação com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015). É docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL), com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: formação de professores, ensino, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a distância. Coordenadora do NDE (Núcleo de Desenvovimento Estrututurante) do Curso de Pedagogia- 2020-2022. Editora chefe da Revista Educação em Análise -2019-2022. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DidaTic. Site do Grupo de Pesquisa: https://ueldidatic.wixsite.com/website. Coordenadora do GT-11 - Comunicação e Educação- Anped Sul - 2020-2022. Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica -2018-2019. Vice-coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior (CEMAD- UEL).

Camila Fernandes de Lima Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Centro Universitário Filadélfia de Londrina.

Daniela Melaré Vieira Barros, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, Portugal.

Professora Doutora Daniela Melaré Vieira Barros - Brasileira / Italiana -Pedagoga, Especialista em Instrucional Designer, Especialista em Administração em Educação a Distância, Mestrado em Engenharia dos Media para a Educação Euromime-Erasmus Mundus-Portugal, Espanha e França, Mestrado em Educação pela UNESP -BRASIL, Doutoramento em Educação UNESP -BRASIL, Pós -Doutoramento pela UNICAMP e o segundo Doutoramento realizado e premiado pela UNED de Madrid, Colaboradora da Open University no projeto COLEARN, Editora da Revista: Estilos de Aprendizaje e Docente Auxiliar da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

NASCIMENTO, R. E. do; EIRE DE MELLO, D.; FERREIRA, C. F. de L.; BARROS, D. M. V. Porque eles (elas) não abriram as câmeras? Reflexões sobre as aulas síncronas no Ensino Remoto Emergencial . Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 98–115, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p98. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48267. Acesso em: 27 abr. 2024.

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