O Twitter na interação entre estudantes em comunidades virtuais de aprendizagem: possibilidades para as práticas educativas no contexto da cibercultura

Autores

  • Bianca Gomes de Souza Prefeitura Municipal de Londrina
  • Dirce Aparecida Foletto de Moraes Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0002-1392-1605
  • Analígia Miranda da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p135

Palavras-chave:

Twitter, Aprendizagem, Comunidade virtual de aprendizagem

Resumo

Em ambientes virtuais em que ocorre interação entre alunos, muitas vezes, são criadas comunidades objetivando produzir e distribuir conteúdos relacionados à rotina de estudos, organização, dicas, entre outros. Nesse sentido, a pesquisa buscou investigar em que medida o Twitter pode se configurar como espaço de trocas de experiências entre os estudantes. Como encaminhamento metodológico, foi realizada uma pesquisa na comunidade virtual de aprendizagem do Twitter, na qual foi utilizada a análise de conteúdo nas publicações, relacionando-as às categorias que organizam os níveis de interação em comunidades virtuais de aprendizagem, sendo elas: partilha de materiais, debate e criação de materiais em conjunto. Os resultados apontam para uma utilização do Twitter como um espaço em que estudantes podem dialogar acerca de tópicos relativos aos estudos, partilhar materiais e trocar experiências. Entretanto, a pesquisa revelou que o potencial da plataforma não é totalmente explorado, uma vez que ficou evidente que o debate é um elemento escasso na comunidade investigada. Conclui-se que, embora o Twitter se apresente como um espaço com diversas potencialidades, é necessário que os usuários se apropriem mais do local e utilizem-no para debater, para construir em conjunto com mais frequência e para promover diálogos mais significativos.

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Biografia do Autor

Bianca Gomes de Souza, Prefeitura Municipal de Londrina

 Graduada em Pedagogia. Professora de Educação Básica pela Prefeitura Municipal de Londrina.

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação. Universidade Estadual de Londrina. Docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL).

Analígia Miranda da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação. Docente na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

SOUZA, B. G. de; MORAES, D. A. F. de; SILVA, A. M. da. O Twitter na interação entre estudantes em comunidades virtuais de aprendizagem: possibilidades para as práticas educativas no contexto da cibercultura. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 135–151, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p135. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48158. Acesso em: 27 abr. 2024.

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